Como objetivos de aprendizagem, procura-se fornecer aos alunos ferramentas de análise para compreenderem criticamente a problemática do mundo contemporâneo. Insiste-se na importância do crescimento económico sustentado e na importância da revolução tecnológica continua. Explica-se a primeira globalização, bem como as razões por que cessou, e a globalização dos nossos dias, assim como os seus perigos, seguindo o percurso de vencedores e de vencidos na caminhada do desenvolvimento económico. A partir da seleção de doze paradigmas da Idade Contemporânea, explora-se a história económica e social do mundo, nos últimos trezentos anos, e apontam-se alguns desafios que se colocam à humanidade, nos nossos dias.
O programa contempla duas partes: a primeira, os paradigmas da Idade Contemporânea; a segunda, os desafios do século XXI. Nos paradigmas da Idade Contemporânea, incluem-se: O crescimento económico sustentado; o crescimento demográfico exponencial; a ascensão e o declínio do padrão-ouro; a revolução tecnológica contínua; o comércio internacional e a globalização; o Big Business; a agricultura sem camponeses e os camponeses sem terra; a ascensão e queda dos grandes impérios e a constatação do subdesenvolvimento; as populações em marcha; a construção de um mundo melhor; a ascensão e declínio das grandes utopias e a afirmação da democracia; a emancipação da mulher. Nos desafios para o século XXI, integram-se: crescimento exponencial da população, o envelhecimento populacional, o desenvolvimento económico como uma das principais causas das alterações climáticas.
A metodologia de ensino segue uma lógica verbal (expositiva) com projeção de acetatos, apelando para a interação dos discentes.
LANDES, David, A riqueza e a pobreza das nações. Por que são algumas tão ricas e outras tão pobres, Lisboa, Gradiva, 2001.
PEYREFITTE, Alain, O “Milagre” em Economia, Gradiva, Lisboa, 1998.
SACHS, Jeffrey, O Fim da Pobreza. (2005), Lisboa, Casa das Letras, 2006.
STIGLITZ, Joseph E., Globalização. A grande desilusão. Lisboa, Terramar, 2002.
BRAUDEL, Fernand, “Le temps du monde” in Civilisation Matérielle, Economie et Capitalisme, Xve-XVIIIe siècle, Paris, Armand Colin, 1979.
COHEN, Daniel, Globalization and its Enemies, MIT, 2007.
FOREMAN-PECK, J., Historia de la economia mundial, Barcelona, Ariel, 1985.
HABAKKUK,H.J. e POSTAN, M., “Las revoluciones industriales y sus consecuencias” in Historia Economica de Europa, Universidade de Cambridge, Tomo VI, Partes I e II.
KEMP, Tom, A revolução industrial na Europa do século XIX, Lisboa, Ed.70, 1987.
NUNES, Ana Bela e Nuno Valério, O crescimento económico moderno, Lisboa, ed. Presença, 1995.
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