Inglês VI

« Voltar

Objetivos

Esta disciplina dá seguimento à anterior continuando no melhoramento de conhecimentos gramaticais e maior fluência linguística oral e escrita. Intensifica-se a aquisição da língua e das linguagens a um nível superior de Cl.l, tal como recomendado pelo Common European Framework for Languages. Os alunos continuarão a trabalhar textos que os levarão a desenvolver a oralidade e a e escrita tendo como objetivo a leitura e compreensão total de textos e linguagens referentes a outros interesses académicos em áreas e disciplinas pertinentes ao seu curso. Os alunos desenvolvem a capacidade de comunicar oralmente ou escrita com colegas de fala inglesa, expressando ideias e conceitos de um modo organizado e lógico adentro de temas que lhes são comuns nas várias esferas de atividade profissional, quer em relações públicas e nas comunicações jornalísticas quer ainda em áreas associadas. Continuarão a desenvolver corretamente práticas de complexas gramática, sintaxe, vocabulário e pontuação.

Programa

Cada aluno aplicará os seus conhecimentos das estruturas gramaticais na fala e em composições de carácter ensaístico, quer individualmente quer em trabalhos de grupo. Os textos selecionados para leitura independente ou em voz alta na sala de aula visam demonstrar os diferentes estilos e complexidade das linguagens criativas ou académicas, analisando sempre vários aspetos da cultura anglo-americana popular ou erudita dos respetivos países aí representados. Para além do contínuo exercício de escrita na sala de aula, cada aluno irá desenvolver um projeto de escrita semanal versando os seus temas preferidos do mundo de língua inglesa e depois lê-lo em voz alta para que toda a aula encetar um diálogo em volta dos mesmos temas utilizar um vocabulário apropriado e pertinente. A prática da tradução de uma língua para a outra será aplicada a todos os textos lidos e analisados pelos alunos, com o objetivo de adequar as palavras ou as expressões a cada contexto cultural.

Métodos de ensino

Cada aluno fará exercícios autónomos de gramática seguidos de textos que serão lidos em grupo para compreensão total e interpretação objetiva ou condicionada pelo contexto cultural a que se refere a leitura em causa. A leitura este nível visa o enriquecimento vocabular referentes a temas escolhidos, e quando lido em voz alta será objeto de todas as correções essenciais à pronúncia ou normalidade da expressão oral. Em cada texto, os conteúdos elevarão a complexidade de compreensão e interpretação. Os alunos serão ainda expostos um filme que se refira à história ou contemporaneidade da sociedade de língua inglesa nele projetada.

Bibliografia

Dicionários de Inglês/Português e de Português/Inglês, o aluno escolhendo a ortografia norte americana ou britânica: Num caso é sugerido o Webster's American Dictionary ou o Oxford Dicitonary of the English Language; English / Portuguese and Portuguese / English dictionaries, the student choosing North American or British spelling: In one case, Webster's American Dictionary or Oxford Dicitonary of the English Language is suggested.

A segunda parte do The Good Grammar Book; The second part of The Good Grammar Book.

Textos escolhidos de Middleman And Other Stories de Bharati Mukherjee, que retrata artisticamente o multiculturalismo nos EUA e noutras partes do mundo; Selected texts from Bharati Mukherjee's Middleman And Other Stories, which artistically portrays multiculturalism in the USA and other parts of the world.

Código

0103082

ECTS

6

Aulas

  • Teóricas - 30 horas
  • Teórico-Práticas - 30 horas

Método de Avaliação

  • Frequência 1: 50%
  • Frequência 2: 50%