Psicologia da Aprendizagem

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Objetivos

A Unidade Curricular de Psicologia da Aprendizagem tem como objetivo geral a introdução aos mecanismos e fatores da aprendizagem. Tem como objetivos específicos: 1) Conhecer as várias conceptualizações de aprendizagem; 2) Compreender os mecanismos do comportamento humano simples, eliciação de comportamento, mecanismos simples de aprendizagem; 3) Compreender o processo de aprendizagem por condicionamento clássico; 4) Compreender o processo de aprendizagem por condicionamento operante; 5) Conhecer os processos e efeitos associados à aprendizagem com diferentes esquemas de reforço, as teorias do reforço e as suas bases biológicas; 6) Conhecer os diferentes processos de extinção e de controlo de estímulo; 7) Compreender os processos de fuga e evitamento e a sua relação com a punição; 8) Conhecer os efeitos de escolha e de auto-controlo na aprendizagem; 9) Conhecer os processos de aprendizagem por observação; 10) Conhecer as bases biológicas da aprendizagem; 11) Conhecer as abordagens cognitivista e construtivista da aprendizagem.

Programa

1)      Introdução à Psicologia da Aprendizagem e definições de Aprendizagem;

2)      Comportamentos elicitados, Mecanismos simples de aprendizagem, Condicionamento clássico;

3)      Condicionamento clássico: Fenómenos básicos, extensões, especificidade e fenómenos adicionais;

4)      Condicionamento clássico: Processos subjacentes e aplicações;

5)      Condicionamento operante: Processo, os quatro tipos de contingência, tipos de reforço, Shaping;

6)      Esquemas de reforço e teorias de reforço; sistema neuronal de recompensa, aprendizagem e adição;

7)      Extinção e controlo de estímulos;

8)      Fuga, evitamento, punição e punição não contingente;

9)      Escolha, correspondência, auto-controlo e gratificação;

10)   Aprendizagem por observação;

11)   Predisposições biológicas na aprendizagem: preparação, comportamento associado e anorexia de atividade;

12)   Abordagens cognitivista e construtivista da aprendizagem.

Métodos de ensino

A disciplina é orientada para a resolução de problemas e para o desenvolvimento de trabalho de projeto. Na faze expositiva é assistida por meios auxiliares de projeção. Inclui sessões teórico-práticas, desenvolvidas em pequenos grupos, sobre temáticas específicas, visando consolidar os conteúdos programáticos introduzidos, sendo as respetivas conclusões objeto de análise e discussão alargada no final de cada sessão. As atividades de aprendizagem incluem, ainda, a planificação e implementação de um projeto de investigação dentro de uma das temáticas abordadas.

A avaliação valorizará a dimensão reflexiva dos processos de autoformação, para ela concorrendo, com carácter obrigatório:

1) O desempenho contínuo dos alunos nas tarefas desenvolvidas em cada aula (5%);

2) a implementação do trabalho de projeto, realizada em grupo (15%); e

3) o resultado de duas provas de frequência (80%).

Bibliografia

Powell, R. A., Honey, P. L., & Symbaluk, D. G. (2013). Introduction to learning and behavior (4th ed.). Wadsworth Cenage Learning.

Machado, A., & Silva, F. J.  (2004). The psychology of learning: A student handbook. Pearson Education.

Dale H. Schunk (2012). Learning theories: An educational perspective (6th ed.). Pearson.

Stephen Walker (1976). Learning and reinforcement. Methuen & Co Ltd.

Michael Domjan (2015). Principles of learning and behavior (7th ed.). Cenage Learning.

Código

0103081

ECTS

6

Aulas

  • Teóricas - 30 horas
  • Teórico-Práticas - 30 horas

Método de Avaliação

  • Assiduidade e Participação: 5%
  • Frequência 1: 40%
  • Frequência 2: 40%
  • Implementação do trabalho de projeto, realizada em grupo : 15%