Psicologia da Aprendizagem

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Objetivos

1. Caracterizar os sistemas de aprendizagem através dos respetivos mecanismos e processos;

2. Identificar as funções básicas da aprendizagem e os sistemas interpretativos que nela intervêm;

3. Reconhecer as bases associacionistas, funcionalistas e comportamentais dos sistemas de aprendizagem;

4. Conhecer as relações existentes entre a aprendizagem e a evolução filogénica e ontogenética;

5. Distinguir entre aprendizagem, comportamento e desempenho e respostas naturais e aprendidas;

6. Identificar as propriedades e caraterísticas dos instintos, ou padrões fixos de ação;

7. Distinguir entre aprendizagem não associativa e associativa;

8. Conhecer os princípios da aprendizagem associativa bem como os respetivos procedimentos do condicionamento;

9. Distinguir, no âmbito da análise comportamental aplicada, entre aquisição, manutenção, supressão e transferência de respostas aprendidas

10. Identificar as teorias neobehavioristas da aprendizagem a partir dos pressupostos que as definem

Programa

1. Aprendizagem: Definição e conceções

2. As teorias como sistemas interpretativos

3. As bases epistemológicas das teorias de aprendizagem

4. O processo evolucionista de adaptação do organismo ao meio

5. Relações entre o comportamento e a aprendizagem

6. Aprendizagem e desempenho

7. Aprendizagem vs. Instintos

8. Aprendizagem não associativa

9. Aprendizagem associativa

10. Mecanismos da aprendizagem associativa

11. Técnicas de modificação do comportamento

12. Aprendizagem por observação / teoria mediacional de Tolman

Métodos de ensino

Orientada para a resolução de problemas e para o desenvolvimento de trabalho de projeto, assistida, na fase expositiva, por meios auxiliares de projeção. Inclui sessões teórico-práticas, desenvolvidas em pequenos grupos, sobre temáticas específicas, visando consolidar os conteúdos programáticos introduzidos, sendo as respetivas conclusões objeto de análise e discussão alargada no final de cada sessão. As atividades de aprendizagem incluem, ainda, a apresentação e discussão de trabalhos escritos.

Bibliografia

HAYS, T. (2006). The science of learning: A systems theory approach. Boca Raton, FL: Brown Walker Press.

HERGENHAHN, B. & OLSON, M. (2005). An introduction to theories of learning. (7th Ed.). Upper Saddle River: Pearson Merrill-Prentice Hall.

JOYCE-MONIZ, L. (2002). A modificação do comportamento. Lisboa: Livros Horizonte.

KELLER, F.S. (2006). Aprendizagem: Teoria do reforço. São Paulo: EPU.

MOREIRA, M. (2006). Teorias da aprendizagem. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária.

OLSON, M. (2008). Introduction to theories of learning (8th Ed.). Pearson Higher Education

PEAR, J. (2001). The science of learning. Philadelphia, PA.: Psychology Press.

PEIXOTO, E. (1995). Aprendizagem de mestria e resolução de problemas. Lisboa: McGraw-Hill.

SCHUNK, D. (2004). Learning theories: An educational perspective (4th Ed.). Upper Saddle River: Pearson Merrill- Prentice Hall.

SHANKS, D. (2008). Psychology of learning. London: Sage Publications Ltd.

Código

0103081

ECTS

6

Aulas

  • Teóricas - 30 horas
  • Teórico-Práticas - 30 horas