História Rural

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Objetivos

Os alunos deverão adquirir/desenvolver competências genéricas várias, designadamente:

1. Capacidade de análise e síntese;

2. Capacidade de lidar com informação complexa;

3. Preocupações de qualidade e rigor;

4. Qualidade de expressão escrita e oral;

5. Familiaridade com as novas tecnologias de informação e comunicação;

6. Abertura interdisciplinar;

7. Espírito de iniciativa.

A aprendizagem deve também ajudar a que se evidenciem competências específicas:

1. Conhecimento abrangente da história rural, seja a nível factual, seja no da compreensão;

2. Perceção da utilidade social do conhecimento do passado rural;

3. Aptidões científicas e técnicas no âmbito da exploração das fontes da história rural;

4. Capacidade de pensar autonomamente sobre os pontos abordados;

5. Capacidade de promover a reflexão de problemáticas rurais e de contribuir para a difusão do conhecimento relativo à história da agricultura e da vida rural.

Programa

1. História rural, fontes e métodos

2. Grandes etapas da ocupação do solo e evolução das formas de domínio e de exploração agrícola

3. O desenvolvimento tecnológico, factor de progresso agrícola

4. História das plantas e introdução de novos cultivos

5. Criação de gado

6. Paisagens agrárias e povoamento rural

7. Fainas agrícolas e a vida quotidiana dos camponeses

8. Comercialização dos produtos da terra

Métodos de ensino

O método expositivo será acompanhado pelo método interativo, de modo a garantir uma aprendizagem participada e crítica. A componente teórica das lições articular-se-á com o programa de leituras dos discentes e com a abordagem de materiais informativos de diversa natureza, com vista a um equacionamento multifacetado dos problemas da agricultura e do mundo rural.

Esta abordagem terá lugar em trabalhos realizados no âmbito das aulas teórico práticas, e também num trabalho prático sobre um tema a indicar pelo docente.

Bibliografia

BLOCH, Marc, Les caractères originaux de l' histoire rurale française, nova ed., 2 vols.

COELHO, Maria Helena da Cruz, O Baixo Mondego nos finais da Idade Média, 2.ª ed., 2 vols.

CONDE, Manuel Sílvio Alves, Uma paisagem humanizada. O Médio Tejo nos finais da Idade Média, 2 vols.

GONÇALVES, Iria ,O Património do mosteiro de Alcobaça nos séculos XIV e XV

MARQUES, A. H. de Oliveira, Introdução à história da agricultura em Portugal. A questão cerealífera durante a Idade Média, 2.ª ed.

MARQUES, A. H. de Oliveira, A Sociedade Medieval Portuguesa: aspectos da vida quotidiana, 3.ª ed.

OLIVEIRA, Ernesto Veiga de, GALHANO, Fernando, e PEREIRA, Benjamim, Alfaia agrícola portuguesa, 2.ª ed.

RIBEIRO, Orlando, Opúsculos geográficos, IV vol. — O mundo rural

SILBERT, Albert, Le Portugal méditerranéen à la fin de l' Ancien Régime (XVIIIe – début du XIXe siècle). Contribution à l’histoire agraire comparée, 2.ª ed., 3 vols

SLICHER VAN BATH, B. H., História agrária da Europa Ocidental (500-1850)

Código

0102045

ECTS

6

Aulas

  • Teóricas - 30 horas
  • Teórico-Práticas - 30 horas

Método de Avaliação

  • Frequência: 25%
  • Presença, participação e trabalho realizado nas aulas: 25%
  • Trabalho a apresentar no final do semestre: 50%