Psicologia das Emoções

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Objetivos

1. Conhecer os principais modelos de compreensão das emoções: sociais; culturais e fisiológicos. Identificando a contribuição de todos e de cada um para o estudo da complexidade das emoções, enquanto respostas corporais que são ao mesmo tempo expressões de julgamentos.

2. Reconhecer os caminhos evolucionários das principais emoções.

3. Refletir sobre a expressividade emocional na sua variabilidade cultural.

4. Adquirir noções básicas sobre as manifestações somáticas da emoção.

Programa

1ª Unidade Temática: A Evolução das Teorias da Emoção.
1.1. As Teorias Filosóficas.
1.1.2. De Platão a Aristóteles.
1.1.3. A Visão de Descartes sobre a Emoção.
1.2. Darwin e o Evolucionismo.
1.3. A Teoria Emocional de MacDougall.
2ª Unidade: Conceitos de Emoção e Humor
2.1. Definição de Emoção e de Humor
2.2. O Temperamento e a Emoção.
3ª Unidade temática: A Dimensão Biológica da Emoção
3.1 – Neurofisiologia da Emoção
3.2- Respostas corporais da Emoção
3.3- Expressões Faciais e Emoção – Os trabalhos de Paul Ekman e Freitas-Magalhães
4ª Unidade: A Dimensão Social da Emoção.
4.1. O Modelo Evolucionário e as emoções
4.1.1. O Modelo das Mentalidades Sociais de Paul Gilbert
4.2. As Emoções Sociais: Culpa; Vergonha e Embaraço
4.3. O papel da comparação social e dos comportamentos de submissão nas emoções sociais
5ª Unidade temática: A Dimensão Cultural da Emoção
5.1. A influência cultural na expressividade emocional
5.1.1. O caso do Luto – perspectiva histórica

Métodos de ensino

Esta UC está estruturada em aulas teóricas e teórico/práticas. As aulas teóricas decorrerão da utilização de técnicas essencialmente expositivas e interrogativas. As aulas teórico-práticas incidirão na discussão de artigos científicos e na preparação/apresentação de trabalhos de grupo temáticos, a realizar em grupos de 2/3 pessoas. A apresentação oral destes trabalhos temáticos deve ter a duração de meia hora e será seguida de um debate sobre o tema previamente apresentado, com uma duração de cerca de 15 minutos. A apresentação escrita dos seminários temáticos não deve exceder as 10 pg. (excluindo a folha de rosto e a bibliografia).

Bibliografia

Barreto Carvalho, C., Caldeira, S. N., Maia, P. A., & Correia, A. (2017). Os vencedores do medo. Minotauro.

Barreto Carvalho, C., Moura Cabral, J., Pereira, C. et al. (2023) Emotion regulation weakens the associations between parental antipathy and neglect and self-harm. Journal of Applied Developmental Psychology, 89, 101597. https://doi.org/10.1016/j.appdev.2023.101597

Barreto Carvalho, C., Nunes Caldeira, S., da Motta, C., et al. (2017). Vamos sentir com o Necas! Programa de promoção de inteligência emocional para 1.º ciclo do ensino básico. Almedina.

Damásio, A. (2000). O sentimento de si – O corpo, a emoção e a neurobiologia da consciência (6a Ed.). Publicações Europa-América.

Freitas-Magalhães (2007). A Psicologia das emoções – O fascínio do rosto humano. Edições Universidade Fernando Pessoa.

Gilbert, P., & Bailey, K. (2000). Genes on the couch – Explorations in evolutionary psychotherapy. Brunner-Routledge.

Mayer, J., Salovey, P., & Caruso, D. (2004). Emotional intelligence: Theory, findings, and implications. Psycological Inquiry, 15(3), 197-215.

Moreira, P. (2022). Gerir emoções – Um guia prático. Edioteque

Peixoto, E., Barreto Carvalho, C., Benevides, J., et al. (2019). Inteligência emocional: Investigação e promoção de competências In Veiga, F. (Coord). Psicologia da educação: Temas de aprofundamento científico (pp. 317-375). Climepsi.

Código

0103080

ECTS

6

Aulas

  • Teóricas - 30 horas
  • Teórico-Práticas - 30 horas

Método de Avaliação

  • 1ª Frequência: : 60%
  • Componente prática: 40%