Psicologia das Emoções

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Objetivos

1. Conhecer os principais modelos de compreensão das emoções: sociais; culturais e fisiológicos. Identificando a contribuição de todos e de cada um para o estudo da complexidade das emoções, enquanto respostas corporais que são ao mesmo tempo expressões de julgamentos.

2. Reconhecer os caminhos evolucionários das principais emoções.

3. Refletir sobre a expressividade emocional na sua variabilidade cultural.

4. Adquirir noções básicas sobre as manifestações somáticas da emoção.

Programa

1ª Unidade Temática: A Evolução das Teorias da Emoção.
1.1. As Teorias Filosóficas.
1.1.2. De Platão a Aristóteles.
1.1.3. A Visão de Descartes sobre a Emoção.
1.2. Darwin e o Evolucionismo.
1.3. A Teoria Emocional de MacDougall.
2ª Unidade: Conceitos de Emoção e Humor
2.1. Definição de Emoção e de Humor
2.2. O Temperamento e a Emoção.
3ª Unidade temática: A Dimensão Biológica da Emoção
3.1 – Neurofisiologia da Emoção
3.2- Respostas corporais da Emoção
3.3- Expressões Faciais e Emoção – Os trabalhos de Paul Ekman e Freitas-Magalhães
4ª Unidade: A Dimensão Social da Emoção.
4.1. O Modelo Evolucionário e as emoções
4.1.1. O Modelo das Mentalidades Sociais de Paul Gilbert
4.2. As Emoções Sociais: Culpa; Vergonha e Embaraço
4.3. O papel da comparação social e dos comportamentos de submissão nas emoções sociais
5ª Unidade temática: A Dimensão Cultural da Emoção
5.1. A influência cultural na expressividade emocional
5.1.1. O caso do Luto – perspectiva histórica

Métodos de ensino

Esta UC está estruturada em aulas teóricas e teórico/práticas. As aulas teóricas decorrerão da utilização de técnicas essencialmente expositivas e interrogativas. As aulas teórico-práticas incidirão na discussão de artigos científicos e na preparação/apresentação de trabalhos de grupo temáticos, a realizar em grupos de 2/3 pessoas. A apresentação oral destes trabalhos temáticos deve ter a duração de meia hora e será seguida de um debate sobre o tema previamente apresentado, com uma duração de cerca de 15 minutos. A apresentação escrita dos seminários temáticos não deve exceder as 10 pg. (excluindo a folha de rosto e a bibliografia).

Bibliografia

Barreto Carvalho, C. (2009). Psicose Esquizofrénica. Crenças Paranóides: exploração da sua Etiologia na população normal e em doentes com esquizofrenia. Tese de Doutoramento. FPCE da Universidade de Coimbra.

Damásio, A., (1995). O Erro de Descartes (6ª Ed.). Mem Martins: Pub. Europa-América.

Damásio, A., (2000). O Sentimento de Si (6ª Ed.). Mem Martins: Pub. Europa-América.

Freitas-Magalhães (2007). A Psicologia das Emoções. Porto: Univ. Fernando Pessoa.

Gilbert, P. & Andrews, B. (1998). Shame – Interpersonal Behavior, Psychopathology and Culture. Oxford: Oxford University Press.

Gilbert, P. & Bailey, K. (2000). Genes on the Couch. New-York: Brunner-Routledge.

Gilbert, P. & Miles, J. (2002). Body Shame – Conceptualisation, Research and Treatment. New-York: Brunner- Routledge.

Lelor, F. & André, C. (2002). A Força das Emoções. Lisboa: Pergaminho

Strongman, K. (2004). A Psicologia da Emoção.Lisboa: Climepsi.

Watson, D. (2000). Mood and temperament. New York: Guilford Press.

Código

0103080

ECTS

6

Aulas

  • Teóricas - 30 horas
  • Teórico-Práticas - 30 horas

Método de Avaliação

  • 1ª Frequência: : 60%
  • Componente prática: 40%