Bioquímica

« Voltar

Objetivos

Pretende-se que os alunos adquiram bons conhecimentos das estruturas e processos bioquímicos fundamentais que os ajudem a compreender os princípios de organização dos seres vivos e os seus fundamentos. As competências desenvolvidas em bioquímica servirão de base para aplicação em posteriores unidades curriculares. Desta forma os objetivos incluem a compreensão dos processos biológicos ao nível molecular com o conhecimento das estruturas das proteínas, glúcidos e lípidos e das suas funções na organização e metabolismo celular, bem como as principais vias metabólicas de produção e utilização de energia.

A aquisição da metodologia experimental necessária à caracterização e avaliação de funções bioquímicas desempenhadas pelas estruturas celulares é o objetivo das aulas práticas/laboratoriais. Com as aulas laboratoriais pretende-se que os alunos adquirem boas práticas de utilização de todo o equipamento laboratorial e desenvolvam competências para desenvolverem trabalhos de investigação.

Programa

Classificação e estrutura dos aminoácidos. Ligação peptídica e proteínas. Estrutura e função das proteínas. Enzimas: classificação e cinética enzimática. Mecanismos de ação enzimática e sua regulação. Estrutura e propriedades dos glúcidos. Estrutura e nomenclatura dos lípidos. Composição das membranas biológicas. Estrutura e dinâmica das membranas.

Organização e metabolismo. Metabolismo dos glúcidos: oxidação e biossíntese dos glúcidos. Reações da via glicolítica, ciclo de Krebs e fosforilação oxidativa. A via de fosfatos de pentose e gluconeogénese. Reações luminosas e ciclo de Calvin.

Programa laboratorial: métodos de análise em bioquímica; caracterização de aminoácidos e proteínas; doseamento de proteínas pelo método do biureto; propriedades dos glúcidos; análise dos lípidos em óleos e gorduras; fermentação alcoólica realizada por leveduras imobilizadas; efeito do ácido giberélico na germinação de sementes.

Métodos de ensino

Aulas teóricas: 2 horas/semana. Aulas apresentadas em “data show” (PowerPoint) e distribuição prévia das apresentações aos alunos.

Aulas laboratoriais: 2 horas/semana. No início do semestre é fornecido aos alunos um Manual de Laboratório, onde estes encontrarão os protocolos dos trabalhos a executar e a respetiva explicação teórica. O aluno trabalha em grupo de 3 elementos no máximo, executando as determinações bioquímicas previstas no respetivo protocolo.

A frequência das aulas laboratoriais é obrigatória, sendo considerados sem frequência os alunos cuja assiduidade seja inferior a 75% das aulas previstas.

Bibliografia

Berg, J.M., Tymoczko, J.L., Stryer, L. (2004) Bioquímica. 5ª ed., Editora Guanabara Koogan S.A.

Campbell, M. K. (1995) Biochemistry. 2nd ed., Saunders College Publishing.

Mathews, C. K. & Van Holde, K.E. (1995) Biochemistry. 2nd ed., The Benjamin/Cummings Publishing Company, Inc.

Voet, D., Voet, J.G. & Pratt, C.W.. (1999) Fundamentals of Biochemistry. John Wiley & Sons, Inc.

Zubay, G.L., Parson, W.W. & Vance, D.E. (1995) Principles of Biochemistry. Wm. C. Brown Publishers

Código

0106000

ECTS

6

Aulas

  • Teóricas - 30 horas
  • Teórico-Práticas - 30 horas

Método de Avaliação

  • Componente laboratorial: 25%
  • Componente teórica: 75%