• Adquirir conhecimentos básicos sobre a organização e a diversidade funcional dos sistemas vivos;
• Identificar os diferentes níveis de organização celular;
• Conhecer a ultrastrutura, as funções e a interação dos diferentes componentes subcelulares;
• Distinguir os diferentes mecanismos de transporte membranar;
• Explicar os processos de comunicação intercelular e a sua importância;
• Discutir a dinâmica do sistema endomembranar;
• Identificar os principais constituintes do citoesqueleto e a sua função;
• Descrever as fases do ciclo celular e os principais mecanismos de controlo;
• Reconhecer a célula como a sede de toda a atividade metabólica do organismo;
• Dar exemplos de métodos de estudo da célula;
• Demonstrar atitudes de pesquisa e de exploração de informação;
• Conhecer técnicas laboratoriais básicas no âmbito da microscopia ótica e da citoquímica.
Teóricas:
1. A teoria celular. Origem, evolução e diversidade dos seres vivos. Propriedades distintivas dos sistemas vivos.
2. Membrana plasmática e transporte transmembranar. Comunicação intercelular.
3. Papel do citoesqueleto no suporte e mobilidade celular - microfilamentos, filamentos intermediários e microtúbulos.
4. O sistema endomembranar e as via secretora e endocítica: retículo endoplasmático, complexo de Golgi e lisossomas.
5. As mitocôndrias e a fosforilação oxidativa. Os cloroplastos e a fotossíntese. Os peroxissomas.
6. O núcleo. A divisão celular. Regulação do ciclo celular.
Teórico-Práticas e Práticas:
1. Métodos de estudo da célula.
1.1. Fundamentos de microscopia óptica e electrónica.
1.2. Métodos citoquímicos.
1.3. Fraccionamento celular.
1.4. Cromatografia e electroforese.
1.5. Imunocitoquímica.
2. Estudo microscópico da diversidade e organização celulares.
3. Estudo do ciclo celular e da permeabilidade membranar.
A abordagem dos conceitos será baseada em esquemas/imagens ilustrativos, de modo a direcionar o aluno para os aspetos fundamentais da morfologia e fisiologia celulares. Os alunos serão incentivados a pesquisar informação complementar que lhes permita conhecer o papel dos componentes celulares e o modo como a sua interação assegura a atividade metabólica normal dos organismos. A consolidação, integração e aplicação dos conhecimentos será complementada nas aulas teórico-práticas e práticas, com exploração e discussão de temas (aprendizagem baseada em problemas) e realização de atividades laboratoriais, desenvolvidas após discussão das metodologias experimentais a aplicar. O processo formativo deverá contar com a participação dos alunos, favorecendo a discussão em sala e a consolidação do conhecimento.
1. Alberts B, Johnson A, Lewis J, Raff M, Roberts K e Walker P (2007). Molecular Biology of the Cell. 5ª edição, Garland Science, New York.
2. Azevedo C, Claudio E. Sunkel CE (2012). Biologia Celular e Molecular. 5ª edição, Lidel - Edições Técnicas, Lda, Porto.
3. Cooper GM e Hausman RE (2013). The Cell, A Molecular Approach. 6ª edição, Sinauer Associates, Inc., Publishers, Sunderland, MA
4. Lodish H, Berk A, Kaiser CA, Krieger M, Bretscher A, Ploegh H, Amon A e Scott MP (2012). Molecular Cell Biology. 7ª edição, W. H. Freeman and Company, New York.
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