Enfermagem da Criança e Adolescente

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Objetivos

1. Conhecer as Politicas de Saúde Internacionais, Nacionais e Regionais dirigidas à criança e adolescente/família e as suas implicações para o cuidado de enfermagem pediátrica;
2. Analisar a situação atual da assistência de saúde e Programas de Vigilância de Saúde da criança/adolescente/família;
3. Compreender a inter-relação dos diferentes fatores que interferem no processo de crescimento e desenvolvimento, nos processos patológicos e no tratamento da criança/adolescente.
4. Adquirir conhecimentos sobre os principais problemas de saúde, as patologias específicas mais frequentes e as principais
situações de urgência/emergência no recém-nascido, criança e adolescente;
5. Adquirir conhecimentos que permitem a identificação de diagnósticos de enfermagem e a formulação de um plano de cuidados de enfermagem que potencie a promoção da saúde, a prevenção da doença e a recuperação da criança/adolescente e família, em função das suas respostas, incluindo situações comuns de Urgência Pediátrica.

A unidade curricular contribui com conhecimentos e capacidades para o desenvolvimento de competências gerais esperadas para o licenciado em Enfermagem pela Universidade dos Açores (Cf. https://cutt.ly/ag7ifqt) no que respeita: Competências Gerais Instrumentais – 1, 2, 6 & 9; Competências Interpessoais – 13; Competências Gerais Sistémicas – 22; Competências do Enfermeiro de Cuidados Gerais / Ordem dos Enfermeiros – A1 (2); A2 (15); B1(29); B2 (32, 34, 39, 41); C3 (92).

Programa

1.Perspetivas da Enfermagem Pediátrica (Políticas de saúde; Direitos da Criança; Indicadores de Saúde; Programas de Saúde e vacinação; Filosofia do Cuidado)

2.Saúde da criança e adolescente (Crescimento e desenvolvimento; Parentalidade; Alimentação; Sono; segurança; Sexualidade; Higiene e conforto).

3. Enfermagem à criança e ao adolescente vivenciado situações especiais (Hospitalização; Dor; Febre;Abuso).

4.Condições agudas e crónicas mais prevalentes na criança (Ação de enfermagem nos Processos comprometidos dos sistemas: imunitário;respiratório;gastrointestinal;geniturinário;osteoarticular).

5.Da recolha de dados à tomada de decisão diagnóstica (avaliação: física,crescimento, desenvolvimento, Sinais Vitais).

6.Intervenção   de   enfermagem   no   domínio   dos   processos patológicos

6.1.Procedimentos de diagnóstico e terapêuticos (Administração de medicamentos; manutenção da função respiratória e a alimentação; Colheita de amostras; Diagnóstico precoce).

7.Procedimentos técnicos (Banho ao recém-nascido; Avaliação antropométrica; preparação de biberons e da papa; imobilização; Consulta de enfermagem).

Métodos de ensino

Esta unidade curricular foi concebida com momentos teóricos, teórico-práticos e práticos de modo a poder-se articular os conhecimentos dos diferentes domínios. Contém igualmente momentos de reflexão e análise dos saberes através de uma dinâmica ativa que se pretende incutir. Pretende-se adotar metodologias centradas no estudante que o tornem um agente ativo no seu processo de ensino/aprendizagem. O professor, enquanto orientador e gestor da aprendizagem, assegurará, no decorrer, da Unidade Curricular as condições e os meios que contribuem para o desenvolvimento humano e profissional do estudante. Nas sessões de carácter essencialmente prático recorrer-se-á ao laboratório para as demonstrações e manipulação de material de suporte às técnicas de enfermagem.

Bibliografia

Bowden, V.R; Greenberg, C.S.(2013).Procedimentos de enfermagem pediátrica. (3ª ed).Rio de Janeiro:Guanabara Koogan.
Conselho Nacional de Saúde.(2018).Gerações Mais Saudáveis:Políticas públicas de promoção da saúde das crianças e jovens em Portugal. Lisboa:CNS
Direção Geral de Saúde (2013).Programa Nacional de Saúde Infantil e Juvenil. Lisboa:DGS
Direção Regional de Saúde (2010). Programa Regional de Saúde Escolar e de Saúde Infantil e Juvenil. Açores: Secretaria Regional da Saúde
Hockenberry, M.J.; Wilson, D.(2016). Wong, Enfermagem da Criança e do Adolescente. 9ª ed. Loures:Lusociência
Hockenberry, M.J.; Wilson, D.(2018). Wong, Fundamentos de Enfermagem Pediátrica. 10ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier
Ministério da Saúde/Direção Geral de Saúde(2018). Saúde Infantil e Juvenil-Portugal. Lisboa: DGS
Johnson, J.Y; Keogh, J.(2012). Enfermagem Pediátrica Desmistificada. Loures: Lusodidacta
Kliegman, R.; Stanton, B.M.D.; St. Geme, J.; Schor, N.F(2014). Nelson Tratado de Pediatria. 19ª ed. Rio de Janeiro:Elsevier
Ordem dos Enfermeiros(2013). Guia Orientador de Boa Prática: Estratégias não farmacológicas no controlo da dor da criança. Cadernos OE.Serie1, Número6. Lisboa:Ordem dos Enfermeiros

Código

0105998

ECTS

6

Aulas

  • Práticas e Laboratórios - 10 horas
  • Teóricas - 30 horas
  • Teórico-Práticas - 40 horas

Método de Avaliação

  • Conforme Programa da UC: 100%