Produção de Monogástricos

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Objetivos

Pretende-se que os alunos adquiram formação básica nas áreas da avicultura, cunicultura, suinicultura, equinicultura e apicultura. Pretende-se ainda que os alunos tomem conhecimento, embora que breve, de outras oportunidades na área da produção animal: helicicultura; ranicultura; aquicultura, espécies recentemente “domesticadas” e caça.

Programa

MÓDULO DE AVICULTURA

Panorâmica da avicultura na união europeia e no mundo

Noções de sistemática

Factores de conforto das aves

Ordem social ou dominância nas aves (*)

Iluminação em aviários

Camas

Exploração de broilers

O ovo

Cria e recria de frangas

Exploração de poedeiras

MÓDULO DE CUNICULTURA

A cunicultura na união europeia e nos países mediterrâneos

Biologia do coelho

Particularidades anatómicas e fisiológicas

Maneio geral

MÓDULO DE SUINICULTURA

Reprodução

Maneio

Lactação

Alimentação

MÓDULO DE EQUINICULTURA, HERPETOLOGIA E AQUACULTURA

Equinicultura

Herpetologia

Aquacultura

MÓDULO DE APICULTURA

A Abelha

Do Cortiço à colmeia móvel

Tipos de colmeia: vantagens e desvantagens.

Componentes da colmeia

Enxameação

Técnicas de Maneio

Pilhagem

Cresta

Produtos com interesse comercial

Polinização

Inimigos e doenças

PECUÁRIA NÃO CONVENCIONAL

Exploração de novas espécies pecuárias

Os recursos cinegéticos

“Game Farming”

Métodos de ensino

As metodologias principais de ensino utilizadas são a exposição e explicação dos fundamentos teóricos prévios e basilares do programa da unidade curricular que considera os seus múltiplos elementos estruturantes, utilizando a maior variedade possível de recursos didáticos, incluindo os que são oferecidos pelas novas tecnologias de comunicação, informação e de pesquisa, devendo desenvolver nos alunos capacidades de pesquisa, raciocínio, imaginação, sensibilidade para o essencial da temática estudada bem como espírito crítico e inovador até na formulação de proposta para novas soluções para algumas das questões estudadas.

Bibliografia

North, M.O. (1984). Commercial chicken production. AVI, U.S.A.

Heenaff, R; Jouve, A.D. (1988). Mémento de l’eleveur de lapins. Lavoisier, France.

Roca, F.L. et al.(1980). Tratado de Cunicultura.1º, 2ª, 3º vol.. Real Escuela Oficial y Superior de Avicultura, Barcelona, España.

Martinez, A. C. (1986). Tratado de porcinocultura: Genética Y selección porcina. Cruzamientos. Hibridos porcinos. Tomo II. Iv, V. Editorial Aedos, Barcelona, España.

Saunders, R, 1990. El Caballo. Colección HERAKLES, Serie el caballo práctico. Hispano Europea, Barcelona.

Vale, JM, 1976. O exterior do cavalo. Colecção rústica, Editorial Noticias, Lisboa.

Hallyday, T & K Adler 2002. The new encyclopedia of reptiles and amphibians. Oxford University Press.

Barnabe, G. 1990. Aquaculture. New York: E. Horwood.

Menezes, A. 2005. Aquicultura na prática. S. Paulo, Ed. Hoper

Paixão, V. C., 1986. O mel – Produção – Tecnologia – Comercialização. Clássica Editora. Lisboa.

PECUÁRIA NÃO CONVENCIONAL (Apontamentos do professor

Código

0105997

ECTS

12

Aulas

  • Teóricas - 60 horas
  • Teórico-Práticas - 60 horas