Expressões Artísticas I

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Objetivos

Conhecer a importância da expressão dramática no panorama programático geral da educação básica; Explorar as capacidades expressivas do corpo; Interiorizar sensações e emoções experimentadas no contacto com o real e o imaginado; Experimentar diferentes dinâmicas na relação consigo e com o outro; Compreender o tempo e o espaço como referências da expressão; Utilizar suportes de expressão com vista a uma consciencialização do sentimento e enriquecimento das capacidades expressivas; Utilizar a expressão dramática como instrumento de afirmação do seu EU (único e autónomo), de respeito pelo outro e pelas suas diferenças e de conhecimento do mundo; Reconhecer as potencialidades interdisciplinares da Expressão Dramática no contexto educacional.

Programa

O trabalho inicia-se com exercícios de exploração corporal com vista a uma tomada de consciência das dinâmicas ligadas ao corpo, ao movimento e às suas potencialidades expressivas, o que possibilitará um conhecimento mais aprofundado das dinâmicas corporais, que se assumem como um veículo essencial na exploração desta área de expressão. Para uma compreensão da expressão dramática como um instrumento de afirmação do EU, de respeito pelo outro e pelas suas diferenças e de conhecimento do mundo, os estudantes explorarão alguns conteúdos ligados a dinâmicas de grupo, com abordagens que irão do monólogo ao quarteto. Tais abordagens incluirão ainda a exploração de alguns dos fundamentos da expressão como o espaço, o tempo, a comunicação verbal e não verbal, a respiração, a personagem, conteúdos bastante relevantes para dar conta das reais potencialidades desta área, quer no cenário expressivo, quer no cenário letivo. Para um conhecimento mais aprofundado das potencialidades interdisciplinares desta área, serão ainda explorados alguns suportes de expressão num trabalho que convidará os estudantes a fazer algumas pontes com as restantes áreas de expressão.

Métodos de ensino

As aulas decorrerão em momentos teóricos e práticos, enfatizando-se a vivência de determinadas situações onde, individualmente ou em grupo, com ou sem suportes de expressão, os estudantes possam experimentar sensações e emoções, com vista a um enriquecimento das suas capacidades expressivas e letivas.

A avaliação será feita de forma contínua e formativa. Serão privilegiados os momentos práticos, atendendo à natureza prática desta unidade curricular. Do resultado final constarão: uma prova escrita; um trabalho prático, que englobará aspectos essenciais da frequência às diferentes aulas e será apresentado para e com crianças (ora na Universidade ora nas escolas); o grau de envolvimento dos formandos nas actividades desenvolvidas e a assiduidade e pontualidade demonstradas. As ponderações para cada um dos itens a avaliar serão as seguintes: teste (30%); grau de envolvimento nas actividades desenvolvidas (40%); trabalho prático (20%) e por fim assiduidade e pontualidade (10%).

Bibliografia

BEJA et al (1996). Drama, Pois! - Jogos e Projectos de Expressão Dramática; Porto
Editora, Porto.
COSTA e BAGANHA; (1989). O Fantoche que ajuda a crescer, Edições Asa: Porto.
FAURE e LASCAR; (1982). O Jogo Dramático na Escola Primária, Editorial
Estampa: Lisboa.
FERRAZ, M. (Cood.) (2011). Educação Expressiva um Novo Paradigma Educativo. Tuttirév Editorial. Lda.
LANDIER e BANNET. (1991). Expressão Dramática e Teatro, Edições Asa: Porto.

LENHARDT, P. (1974). A Criança e a Expressão Dramática, Editorial Estampa: Lisboa.
ROOYACKERS, P. (2003). 101 Jogos Dramáticos, Edições Asa: Porto.
SOUSA, A. (2003). Educação pela Arte e Artes na Educação: Drama e Dança, Horizontes Pedagógicos.
Instituto Piaget.
SOUSA, A.(2003). Educação pela Arte e Artes na Educação: Bases psicopedagógicas, Horizontes Pedagógicos.
Instituto Piaget.
VAYER, P.(1992). O Diálogo Corporal, Instituto Piaget: Lisboa.
WIERTSEMA, H. (1999). 100 Jogos de Movimento, Edições Asa: Porto

Código

0105780

ECTS

6

Aulas

  • Orientação Tutorial - 6 horas
  • Teóricas - 15 horas
  • Teórico-Práticas - 45 horas

Método de Avaliação

  • Assiduidade e Participação: 10%
  • Frequência: 30%
  • grau de envolvimento nas actividades desenvolvidas: 40%
  • Trabalho Individual e/ou de Grupo: 20%