Cultura Portuguesa

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Objetivos

1. Refletir sobre os conceitos de Cultura e de Cultura Nacional.

2. Aprofundar conhecimentos sobre a História da Cultura Portuguesa.

3. Aprofundar conhecimentos sobre as origens da nacionalidade.

4. Conhecer as várias teses sobre as origens da nacionalidade portuguesa.

5. Refletir sobre várias posições oitocentistas acerca do futuro de Portugal, nomeadamente as da Geração de 70, e relacioná-las com a contemporaneidade.

6. Desenvolver a capacidade de relacionar saberes e incentivar o espírito crítico.

Programa

1. Introdução.

1.1. O conceito de Cultura e suas aplicações ao caso da História da Cultura Portuguesa.

1.2. Breve revisão cronológica da História de Portugal.

2. A génese da nacionalidade.

2.1. “Como nasceu Portugal” (Damião Peres): teses e interpretações sobre as origens da Nação portuguesa e a afirmação progressiva da sua peculiaridade (José Mattoso). Do problema dos antecedentes lusitanos à afirmação político-militar em S. Mamede em 1128. Afonso Henriques à luz do mito. O Deus de Ourique e o sentimento de predestinação do povo português. A polémica acerca do “milagre de Ourique”. Pascoaes e Ourique.

2.2. O bobo de Alexandre Herculano: um romance patriótico ou tratamento ficcional da tese herculaniana sobre o surgimento de Portugal.

3. A Geração de 70, os ideais de revolução, de justiça social e de europeização de Portugal.

3.1. As conferências do Casino Lisbonense.

3.2. O modo de ser português, Portugal e a Europa na ficção e na crónica de Eça de Queirós.

Métodos de ensino

As aulas são teórico-práticas, tendo uma componente mais expositiva, e uma parte prática em que se incentiva a discussão alargada dos textos comentados. No período dedicado ao atendimento individual, é dado apoio aos alunos no sentido de facilitar o processo de aprendizagem, nomeadamente no que diz respeito ao esclarecimento de dúvidas e à orientação sobre métodos de estudo e de pesquisa e elaboração dos trabalhos científicos.

Bibliografia

COELHO, Jacinto do Prado (1992), A originalidade da literatura portuguesa, Lisboa, Biblioteca Breve/ICLP.

COELHO, Maria Teresa Pinto (2000), «Oliveira Martins e Eça de Queiroz: a visão da história portuguesa», in Alexandre Campos Matos (coord. E org.), Suplemento ao Dicionário de Eça de Queiroz, Lisboa, Caminho; pp. 451-457.

MACHADO, Álvaro Manuel (1986), A Geração de 70 – Uma revolução cultural e literária, 3ª ed., Lisboa, Biblioteca Breve – Instituto de Cultura e Língua Portuguesa.

MARQUES, A. H. de Oliveira (1984-1986), História de Portugal, 3 vols., Lisboa, Palas Editores.

PERES, Damião (1992), Como nasceu Portugal, 10ª ed., Porto, Vertente.

PIRES, António Machado (1992), A ideia de decadência na Geração de 70, 2ª ed., Lisboa, Vega.

REIS, Carlos (1990), As Conferências do Casino, Lisboa, Alfa.

SARAIVA, António José (1996), A tertúlia ocidental. Estudos sobre Antero de Quental, Oliveira Martins, Eça de Queiroz e outros, 2ª ed. revista, Lisboa, Público/Gradiva.

Código

0105814

ECTS

6

Aulas

  • Teóricas - 30 horas
  • Teórico-Práticas - 30 horas

Método de Avaliação

  • Assiduidade e Participação: 5%
  • Ficha de leitura : 15%
  • Recensão crítica: 50%
  • Trabalho Individual e/ou de Grupo: 30%