Necessidades Educativas Especiais e Dificuldades de Aprendizagem

« Voltar

Objetivos

1. Analisar criticamente o contexto cultural, político, social e pedagógico subjacente às diferentes respostas educativas face às necessidades educativas especiais (NEE) e às dificuldades de aprendizagem (DA);

2. Conhecer diferentes abordagens à caracterização e/ou esclarecimento etiológico da condição de NEE e de DAE;

3. Refletir sobre a importância de estratégias de intervenção educativa multidisciplinar, num contexto abrangente da diferenciação pedagógica;

4.Conhecer modelos e estratégias de promoção do envolvimento parental na educação dos alunos com NEE e com DAE.

Programa

1. Diversidade de perspetivas sobre NEE e DA

1.1. Paradigmas da Educação Especial: segregação, integração e inclusão.

1.2. Perspetivas sobre classificação das NEE e das DA: pontos de convergência conceptual na atualidade.

2. Abordagens à etiologia e principais variáveis diagnósticas de necessidades educativas decorrentes de diferentes condições:

visão reduzida, cegueira;

surdez, surdo-mudês congénita;

deficiência mental, multideficiência;

distúrbio hiperativo, défice de atenção;

perturbações do espetro do autismo;

DAE (dislexia, disgrafia, disortografia, discalculia);

sobredotação;

heterogeneidade/ diferenças nos ritmos e estilos de aprendizagem, personalidade, interesses, motivação, experiência, diferenças étnicas, culturais, sociais ou de género.

3. Modelos para intervenção pedagógica multidisciplinar com propósitos remediativos e/ou promocionais.

4. Modelos e estratégias de promoção do envolvimento parental na educação destes alunos.

Métodos de ensino

O uso de metodologias expositivas será mediado por audiovisuais e pela interaçãoquestionamento/ debate. Valorizar-se-ão também metodologias interativas tendentes à preparação/ apresentação de trabalhos de aprofundamento de temáticas do interesse dos alunos, implicando, sempre que possível, a observação e análise de contextos educativos inclusivos, entrevistas a docentes, psicólogos ou pais de crianças com NEE e DA. A plataforma Moodle será usada para facultar materiais de apoio à lecionação, bem como para comunicação com os alunos e o esclarecimento de dúvidas. As vertentes diagnóstica e formativa da avaliação ocorrerão de forma sistemática e contínua pela interação em sala de aula.

Bibliografia

Ainscow, M. Porter, G. & Wang, M. (1998). Caminhos para as escolas inclusivas.Lisboa: IIE;

Cadina, A. et. al. (1997). Diferenciação pedagógica no ensino básico:Alguns itinerários. Lisboa: IIE;

Correia, L. M. (2004). Problematização das dificuldades de aprendizagem nas necessidades educativas especiais. Análise Psicológica, 2,369-376.

Cruz, V. (2009). Dificuldades de Aprendizagem Específicas. Porto: Lidel.

Gonçalves, A. et al. (2008). Unidades de ensino estruturado para alunos comperturbações do espectro do autismo: Normas orientadoras. Lisboa: DGDCI;

Senos, J., & Diniz, T. (1998). Crianças e Jovens sobredotados: Intervenção educativa. Lisboa:ME.

Serrano, A. M., & Correia, L. M. (2002). Parcerias pais-professores na educaçãode crianças com NEE. In L. M. Correia & A. P. L.

Martins (Eds.), Um guia para educadores e professores (pp.73-86). Braga: Quadrado Azul Editora

Código

0105779

ECTS

3

Aulas

  • Orientação Tutorial - 18 horas
  • Teórico-Práticas - 30 horas

Método de Avaliação

  • Frequência: 70%
  • Trabalho Individual e/ou de Grupo: 30%