1. Analisar criticamente o contexto cultural, político, social e pedagógico subjacente às diferentes respostas educativas face às necessidades educativas especiais (NEE) e às dificuldades de aprendizagem (DA);
2. Conhecer diferentes abordagens à caracterização e/ou esclarecimento etiológico da condição de NEE e de DAE;
3. Refletir sobre a importância de estratégias de intervenção educativa multidisciplinar, num contexto abrangente da diferenciação pedagógica;
4.Conhecer modelos e estratégias de promoção do envolvimento parental na educação dos alunos com NEE e com DAE.
1. Diversidade de perspetivas sobre NEE e DA
1.1. Paradigmas da Educação Especial: segregação, integração e inclusão.
1.2. Perspetivas sobre classificação das NEE e das DA: pontos de convergência conceptual na atualidade.
2. Abordagens à etiologia e principais variáveis diagnósticas de necessidades educativas decorrentes de diferentes condições:
visão reduzida, cegueira;
surdez, surdo-mudês congénita;
deficiência mental, multideficiência;
distúrbio hiperativo, défice de atenção;
perturbações do espetro do autismo;
DAE (dislexia, disgrafia, disortografia, discalculia);
sobredotação;
heterogeneidade/ diferenças nos ritmos e estilos de aprendizagem, personalidade, interesses, motivação, experiência, diferenças étnicas, culturais, sociais ou de género.
3. Modelos para intervenção pedagógica multidisciplinar com propósitos remediativos e/ou promocionais.
4. Modelos e estratégias de promoção do envolvimento parental na educação destes alunos.
O uso de metodologias expositivas será mediado por audiovisuais e pela interaçãoquestionamento/ debate. Valorizar-se-ão também metodologias interativas tendentes à preparação/ apresentação de trabalhos de aprofundamento de temáticas do interesse dos alunos, implicando, sempre que possível, a observação e análise de contextos educativos inclusivos, entrevistas a docentes, psicólogos ou pais de crianças com NEE e DA. A plataforma Moodle será usada para facultar materiais de apoio à lecionação, bem como para comunicação com os alunos e o esclarecimento de dúvidas. As vertentes diagnóstica e formativa da avaliação ocorrerão de forma sistemática e contínua pela interação em sala de aula.
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