1. Analisar criticamente o contexto cultural, político, social e pedagógico subjacente às diferentes respostas educativas face às necessidades educativas especiais (NEE) e àsdificuldades de aprendizagem (DA);
2. Conhecer diferentes abordagens à caracterização e/ou esclarecimento etiológico da condição de NEE e de DAE;
3. Refletir sobre a importância de estratégias de intervenção educativa multidisciplinar, num contexto abrangente da diferenciação pedagógica;
4.Conhecer modelos e estratégias de promoção do envolvimento parental na educação dos alunos com NEE e com DAE.
Objetivos:
1. Analisar criticamente o contexto cultural, político, social e pedagógico subjacente à Educação Inclusiva.
2. Conhecer diversas abordagens na resposta educativa inclusiva face a necessidades especiais/ necessidades de saúde especiais (NE/NSE).
3. Conhecer estratégias de intervenção educativa multidisciplinar, no contexto da inclusão educativa;
4. Refletir sobre a importância da promoção do envolvimento parental na educação inclusiva.
Conteúdos:
1. Perspetivas sobre Educação Inclusiva:
1.1. Evolução de paradigmas: segregação, integração e inclusão.
1.2. Perspetivas concetuais sobre Educação Inclusiva e NEE-DA/DAE - NSE.
2. Abordagens na resposta educativa inclusiva a NE – NSE.
2.1. Estratégias de intervenção pedagógica multidisciplinar no contexto da inclusão educativa.
4. Modelos e estratégias de promoção do envolvimento parental na educação inclusiva.
Privilegiam-se metodologias ativas e interativas, com questionamento e discussão/debate mediado pela exploração de recursos audiovisuais e a análise de documentos diversos. Contempla-se, também, o aprofundamento de temáticas pertinentes do interesse dos estudantes pela elaboração e apresentação de trabalhos pelos próprios.
Favorece-se a articulação da lecionação com o contacto com instituições educativas, contemplando, sempre que possível, observação, análise e reflexão sobre contextos e práticas educativas inclusivas.
A plataforma moodle será usada para facultar materiais de apoio à lecionação, bem como para comunicação com os alunos e o esclarecimento de dúvidas.
Alves,I., Pinto,P. & Pinto,T. (2020). Developing inclusive education in Portugal: Evidence and challenges. Prospects, 49, 281296;
Booth,T. & Ainscow,M. (2002). Index para a inclusão. CSIE;
Morgado,J. (2011). Qualidade e Educação Inclusiva. In D. Rodrigues (Org.) Educação Inclusiva: dos conceitos às práticas de formação. IP (pp.109-121);
Ralabate,P.K. (2016). Your UDL Lesson Planner: guide for teaching all learners. P.H.B. Publishing Co;
Santos,M.; Maia,M. & Martins,S. (2021). Trajetórias para a educação inclusiva: análise da legislação e das suas implicações nas práticas e na formação de docentes com base nas tendências europeias. In M. Cruz & C. Pinto (Eds.) Issues in Education (pp.61-75);
Simões,A., et al. (2023). Educação Inclusiva: Manual de Apoio à Prática. SREAC/DREAE; Porto Editora;
Tomlinsom,C.A. (2008). Diferenciação Pedagógica e Diversidade. Porto Editora;
UNESCO (2020). Inclusão e Educação. GEM. UN;
UNESCO. (2019). Manual para Garantir Inclusão e Equidade na Educação. UN.
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