A unidade letiva de Macroeconomia tem como objetivo fundamental fornecer ao aluno uma série de instrumentos analíticos e práticos que lhe permita dominar modernas técnicas de análise de problemas macroeconómicos. A disciplina enfatizará a análise de problemas de política económica em ambientes dinâmicos. Será dada especial atenção a análises de longo prazo, como o problema do crescimento económico. Será dada, ainda, ênfase a uma visão europeia da Macroeconomia, tendo em consideração a importância das instituições europeias (União Europeia) para o desenvolvimento económico de Portugal. O aluno compreenderá o problema do crescimento económico, bem como o papel das instituições macroeconómicas num contexto do problema do crescimento económico, enquadrado na União Europeia.
Crescimento Económico:
• Introdução à disciplina; Revisão de alguns conceitos matemáticos; Introdução ao crescimento económico.
• Modelo de Solow; Contabilidade do crescimento.
• Modelo de Solow; Aplicações empíricas de modelos neoclássicos de crescimento: Capital Humano e Convergência (Modelo de Mankiw, Romer e Weil).
• Economia da I&D e crescimento económico. Modelo de crescimento endógeno de Romer.
• Modelos de crescimento económico e de desenvolvimento económico. Infraestrutura social e crescimento de longo prazo. Modelos de crescimento endógeno: Modelo de Lucas (Capital Humano). Modelo AK.
• Recursos naturais e crescimento económico.
• Governo e crescimento económico – o modelo de Barro.
• Teoria das Zonas Monetárias Ótimas: O caso do Euro e Portugal. Pacto de Estabilidade e Crescimento. Restrição orçamental pública e trajetória da dívida pública.
• Instituições macroeconómicas: Desenho de instituições macroeconómicas, o problema da inconsistência dinâmica.
As metodologias de ensino utilizadas baseiam-se em métodos expositivos, intuitivos e ativos. Dentro dos métodos expositivos utiliza-se a explicação em aulas essencialmente teóricas, promovendo-se, sempre que adequado o diálogo com os alunos. Dentro do método intuitivo utiliza-se a demonstração teórica de diversos conceitos. No método ativo, recorre-se a trabalhos individuais ou em grupo, que garantem a correta assimilação dos conteúdos.
"Macroeconomia", McGraw Hill, 7ª Edição, Rudiger Dornbusch, Stanley Fischer e Richard Startz.
"Macroeconomia", Schaum´s ouTlines, 2ª Edição, Jorge Henriques dos Santos, Álvaro Pina, Jacinto Braga, Manuel Teixeira e Miguel St. Aubyn
"Introduction to Economic Growth", MIT Press, de Charles I. Jones, 2ª Edição “Macroeconomia, Uma Visão Europeia”, 5ª Edição, Oxford, Burda e Wyplosz
0104667
6