Esta cadeira introduz os alunos aos princípios básicos da teoria e prática de análise de investimentos em activos reais e discussão de conceitos sobre a implementação de sistemas integrados de informação para a análise de projetos. Pretende-se que os alunos tomem conhecimento do conjunto de elementos necessários à preparação de um relatório de avaliação de projetos e tomem conhecimento das técnicas de avaliação. A cadeira dará especial enfoque nos projetos em Ambiente, Saúde e Segurança.
Assim, pretende-se:
• Dotar os alunos do quadro de referência necessário à tomada de decisão racional em matérias do domínio avaliação de projetos de investimentos;
• Dotar os alunos da importância da noção do valor;
• Dotar os alunos do conhecimento sobre as principais ferramentas e técnicas de avaliação de investimentos; e
• Familiarizar os alunos com os conceitos de base subjacentes à utilização de modelos de avaliação de activos reais e da decisão de investimento.
Nas aulas teóricas são introduzidos os conceitos fundamentais, com rigor nos modelos financeiros mas nem sempre detalhados, não descurando o aspeto de aplicação sempre que possível. Nas aulas de resolução de problemas pretende-se ilustrar a aplicação dos conceitos das aulas teóricas e, simultaneamente, testar se estes foram devidamente assimilados pelos alunos. É apresentada uma coletânea (ilustrativa) de exercícios, que serão utilizados como instrumento de trabalho quer nas aulas teóricas quer nas aulas de resolução de problemas. Esta ilustração tem como principal objetivo a exemplificação de questões tipo que os alunos terão de resolver, com ou sem a ajuda do docente, de forma a aplicarem a teoria e os vários modelos/análises a situações práticas.
Bibliografia principal
Couto, Gualter; Crispim, João; Pimentel, Pedro; Lopes, Manuel Mouta; e Sousa, Fábio (2014), “Avaliação de Investimentos”. Coleção Economia e Finanças. Áreas Editora. 2ª Edição.
Bibliografia Complementar
Couto, Gualter; Porfírio, José; e Lopes, Manuel (2004), “Avaliação de Projectos. Da análise Tradicional às Opções Reais”, Publisher Team.
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2.5