Italiano II

« Voltar

Objetivos

Capacidade de segmentar uma sequência fonética nas suas unidades lexicais. Reconhecimento de palavras e frases simples e de uso comum. Léxico básico e frases simples relacionadas com aspetos e circunstâncias pessoais. Domínio limitado de algumas estruturas gramaticais básicas. Produção de breves enunciados orais.

Produção de frases escritas curtas e simples

O aluno deverá compreender e usar expressões comuns e frases breves para garantir a satisfação de necessidades concretas. Deverá conseguir apresentar-se a outros, e formular simples perguntas e respostas acerca de questões pessoais básicas, como a sua residência, as pessoas que conhece e as coisas que possui. Deverá saber interagir com outros, de forma simples, desde que estes falem lenta e claramente, e se disponham a estimular a sua compreensão.

Programa

Nome e adjetivos irregulares.

“Passato prossimo”.

Escolha do verbo auxiliar nos tempos compostos e regras de concordância.

Pronomes e adjetivos possessivos.

O tempo imperfeito do Indicativo

Alguns introdutores.

Verbos irregulares (-porre, -durre, -trarre e outros)

Métodos de ensino

Utilização de materiais escritos escolares (manuais, gramáticas, dicionários) e textos reais (artigos de jornais, revistas, websites etc.). Atividades quais jogos, simulações, debates, recurso a canções e vídeos.

Bibliografia

CIULLI C. – PROIETTI A.L., Da zero a cento. Test di (auto) valutazione sulla lingua italiana, 2005, Firenze, Alma Edizioni.

DARDANO. M. – TRIFONE, P., Grammatica italiana (com nozioni di linguística), 1988 – 10ª, Bologna, Zanichelli.

KATERINOV, K., BORIOSI M.C., La língua italiana per stranieri, 1985 (5ª), Perugia, Edizioni Guerra, Perugia.

MANELLA, C. Si! (L’italiano in mano). Manuale e corso pratico di italiano per stranieri, 2005, Firenze, Progetto Lingua.

MEA, G. Gramática Prática de Italiano para Lusófonos, 2010, Porto, Porto Editora.

Código

0103159

ECTS

6

Aulas

  • Teóricas - 30 horas
  • Teórico-Práticas - 30 horas

Método de Avaliação

  • 1ª Frequência: 40%
  • 2 Frequência: 40%
  • Participação na aula, produção escrita: 20%