Investigação em Biologia

« Voltar

Objetivos

A unidade curricular de Investigação em Biologia visa transmitir aos discentes os princípios essenciais de: (i) pesquisa de informação científica; (ii) preparação e desenvolvimento de pequenos projetos de investigação; (iii) escrita de artigos científicos, painéis, projetos e relatórios; e (iv) apresentação científica de painéis e comunicações orais.

Pretende-se que os discentes consigam identificar problemas, desenvolvam pensamento crítico, sejam capazes de comunicar, integrar e discutir conhecimentos e dados científicos. Nesse sentido, definiram-se 4 resultados de aprendizagem:

1. Descrever técnicas de trabalho e investigação em Biologia.

2. Estruturar pequenos projetos de investigação: escolha do tema; colocação de hipóteses; definição de objetivos e metodologias; resultados esperados; calendarização das atividades.

3. Desenvolver pequenos projetos de investigação.

4. Elaborar um relatório com a estrutura de um artigo científico, e apresentá-lo a uma audiência.

Programa

1. Método científico

2. Recursos para pesquisa de informação científica e técnicas de seleção de informação científica

3. Preparação e desenvolvimento de projetos

4. Técnicas e metodologias de trabalho em Biologia

5. Apresentação de informação científica.

Métodos de ensino

A lecionação teórica dos conteúdos apoia-se em vários recursos, e.g.: computador e projetor multimédia, retroprojetor, livros de texto, artigos de especialidade e consulta de sítios especializados da internet. Os discentes são incentivados a ler e discutir artigos de especialidade e recebem formação sobre como efetuar uma eficiente pesquisa bibliográfica e posterior análise, síntese e discussão da informação recolhida. A componente prática é realizada nos espaços laboratoriais da área de Biologia e tem como objetivo permitir aos discentes o contacto com técnicas laboratoriais e de campo específicas da área desta unidade curricular.

Bibliografia

(A bibliografia específica dos temas a desenvolver será divulgada anualmente)

Barrett T & Moore S, 2010. New Approaches to Problem-based Learning: Revitalising Your Practice in Higher Education, Routledge.

Robson C, 2007. How to do a Research Project. A Guide for Undergraduate Students, Wiley-Blackwell, 176pp.

Turabian KL, 2007. A Manual for Writers of Research Papers, Theses, and Dissertations. University of Chicago Press.

Código

0201425

ECTS

3

Aulas

  • Teórico-Práticas - 30 horas