Conhecimentos:
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Conhecimentos: a) História e âmbito da Biologia Vegetal; b) Conhecer os principais sistemas de classificação de plantas; c) Conhecer a diversidade sistemática, estrutural e funcional dos principais grupos de plantas; d) Compreender os mecanismos evolutivos que originaram as principais linhagens de plantas; e) Compreender o significado de especiação; f) Reconhecer espécies de plantas endémicas dos Açores; g) Compreender a importância da Genética em estudos atuais de sistemática vegetal; h) Compreender a importância do conhecimento e conservação de linhagens endémicas de plantas; i) Reconhecer o potencial de espécies de plantas em fitorremediação e mitigação das alterações climáticas.
Aptidões e competências: j) Descrever e identificar espécimes da flora dos Açores; Construir um herbário de espécimes de plantas; k) Participar ativamente em trabalho de grupo; l) Analisar, de modo crítico, estudos de caso publicados; m) Analisar, de forma crítica, pontos de vista científicos sobre a evolução dos principais grupos de plantas.
Conteúdos programáticos teóricos
I. Introdução à Biologia das Plantas
II. Diversidade Vegetal e Sistemática
1. Bryophyta, Marchantiophyta, Anthocerotophyta, Lycopodiophyta e Monilophyta - Características gerais; Ciclo de vida e reprodução, e.g. Marchantia, Selaginella, Pteridium; estudo do gametófito e do esporófito; Diversidade existente em cada um dos principais grupos, com enfase em alguns casos mais relevantes; Importância ecológica, económica e ambiental; Questões filogenéticas e evolutivas.
2. Espermatophyta
2.1. Cycadophyta, Ginkgophyta, Pinophyta e Gnetophyta - Características gerais; Reprodução e ciclo de vida e.g. Cycas, Pinus; Diversidade e aumento de complexidade dentro do grupo; Questões filogenéticas e evolutivas.
2.2. Magnoliophyta - Características gerais; Significado e importância das estruturas reprodutivas ovário, fruto e semente; dupla fecundação; mecanismos de dispersão de frutos e sementes; Ciclo de vida; Monocotyledones e Eudicotyledones com referência a linhagens basais e Magnoliids; diversidade morfológica, biológica, de formas de vida e de desenvolvimento; Principais famílias com interesse em termos de sistemática, economia e ambiente, e.g., Fabaceae, Solanaceae, Poaceae; Questões filogenéticas e evolutivas.
III. Genética, Evolução e Conservação
Conteúdos programáticos laboratoriais
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos da unidade curricular
Os conteúdos selecionados para esta unidade curricular permitem uma abordagem integrada à biologia das plantas. A componente teórica aborda as áreas fundamentais que desta disciplina com um grande enfoque na sistemática e evolução dos principais grupos de plantas, sem descurar outras questões relevantes como a conservação e o conhecimento da flora endémica dos Açores.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Sabendo-se que as metodologias de aprendizagem ativa, centradas no aluno, promovem de forma reconhecidamente mais eficiente a aquisição de aptidões e competências pelos alunos, e melhoram o seu aproveitamento no geral, ir-se-ão aplicar estas estratégias, durante as aulas teórico-práticas, ao longo da disciplina. A lecionação desta componente prevê-se que decorra numa sala equipada com acesso à Internet e tecnologia de projeção de vídeo. A utilização criteriosa de bases de dados de artigos científicos como o Google Académico, de consulta livre, e a Web of Knowledge, acessível através do portal dos Serviços de Documentação da Universidade dos Açores, será incentivada. As tarefas propostas serão realizadas de forma colaborativa, em grupos de 2-3 alunos. Não se pretende que as estratégias de ensino centradas no aluno substituam a transmissão direta de conteúdos teóricos, pois o ensino centrado no professor, particularmente a este nível de aprendizagem, em que é necessária a aquisição de conceitos complexos, é imprescindível para atingir objetivos conceptuais. É reconhecida a importância da transmissão direta de conteúdos teóricos através de palestras efetuadas pelo professor e complementadas por apresentações multimédia. Esta estratégia centrada no professor é particularmente vantajosa no caso de disciplinas em que é necessário que os alunos adquiram, a priori, um conjunto de conceitos basilares a partir dos quais atividades de enriquecimento e consolidação, centradas no aluno, podem seguidamente ser propostas. A componente de práticas laboratoriais permitirá ao aluno adquirir aptidões e competências fundamentais dentro dos conteúdos programáticos, tal como a identificação de espécimenes e a construção de um herbário.
Bibliografia principal
Evert R.F., Raven P.H. & S.E. Eichhorn (2012) Biology of Plants 8th Ed. W.H. Freeman.
Graham L.E., Graham J.M. & L.W. Wilcox (2024). Plant Biology 4th Ed. LJLM Press.
Judd W.S., Campbell C.S., Kellog E.A. & P.F. Stevens (1999) Plant Systematics - A Phylogenetic Approach. Sinauer Associates, Sunderland.
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