Biologia das Plantas

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Objetivos

O objetivo geral da unidade curricular é o estudo da enorme diversidade no mundo vegetal nomeadamente nos briófitos, pteridófitos e espermatófitos. Os alunos devem compreender a importância das plantas aos mais variados níveis sendo capazes de reconhecer as semelhanças e a variabilidade nos principais grupos taxonómicos. Nestes, para além das características gerais, são estudados alguns táxones representativos. São estabelecidos 3 resultados de aprendizagem gerais, transversais aos conteúdos: 1) identificar e descrever a diversidade morfológica, ecológica e reprodutiva dos principais grupos taxonómicos de plantas; 2) conhecer e descrever os processos evolutivos e a classificação taxonómica adotada para os organismos em estudo; 3) reconhecer a importância dos briófitos e das plantas vasculares no funcionamento dos ecossistemas, bem como o seu potencial económico. Os alunos também deverão desenvolver competências na pesquisa bibliográfica, capacidade de síntese e exposição oral e escrita

Programa

1. Briófitos e Pteridófitos

Características gerais

Reprodução e ciclo de vida

Estudo do gametófito e do esporófito

Diversidade. Musgos, hepáticas e antocerotas. Pteridófitos do tipo Rhynia, Psilófitos, Licófitos, Calamófitos e Filicófitos

Ecologia e importância económica

2. Espermatófitos

2.1.Gimnospérmicas

Características gerais

Reprodução e ciclo de vida

Diversidade. Gimnospérmicas primitivas (pré-fanerogâmica); gimnospérmicas evoluídas e muito evoluídas

2.2.Angiospérmicas

Características gerais

Significado e importância do ovário, fruto e semente. Dupla fecundação

Ciclo de vida

Diversidade morfológica, biológica, de formas de vida e de desenvolvimento

Mecanismos de dispersão de frutos e sementes

Monocotiledóneas e Eudicotiledóneas. Principais famílias com interesse económico

Práticas:

Diversidade estrutural e funcional. Principais adaptações da raiz, caule, folha, flor, fruto e semente. Descrição e identificação de espécimes da flora dos Açores com base nas Floras disponíveis

Métodos de ensino

As aulas teóricas procuram estimular a compreensão e a integração dos conhecimentos e a memorização a longo prazo. A participação do aluno é encorajada: a) no sentido de perspetivar a matéria, facilitando a integração dos conhecimentos; b) colocando e solicitando questões aos alunos e discutindo as respostas.

Nas aulas práticas procura-se desenvolver a capacidade de identificar, interpretar e descrever formas de adaptação estrutural e reprodutora dos diversos órgãos vegetais aos mais variados habitats. Igual enfase é colocada na descrição e identificação de espécimes da flora dos Açores.

Bibliografia

BELL, P.R. & HEMSLEY, A. R., 2000. Green Plants: Their Origin and Diversity. Cambridge Univ Press.

GALKO, F. D., 2003. Flowering Plant. Heinemann Publishers.

GIBSON, J. P. & GIBSON, T. R., 2007. Plant Diversity. Chelsea House Publishers.

INGROUILLE, M. J. & EDDIE, B., 2006. Plants. Diversity and Evolution. Cambridge Univ Press

OLIVEIRA, J. N. B., 2014. Introdução ao Estudo dos Briófitos. Edição do Autor, P Delgada.

OLIVEIRA, J. N. B., 2002. Noções Sumárias sobre Morfologia, Biologia e Sistemática dos Pteridófitos. Rel. e Comunicações Dep. Biologia Univ. Açores, P Delgada.

OLIVEIRA, J. N. B., 1991. Aspectos Pouco Comuns da Morfologia das Plantas Superiores. Universidade dos Açores, P Delgada.

PELT, J-M, 2000. A Mais Bela História das Plantas. Edições Asa.

RAVEN, P. H., EVERT, R. F. & EICHHORN, S. E., 2007. Biologia Vegetal. Editora Guanabara

STRASBURGER, E., FITTING,J., SIERP, A., HARDE, R. & FIRBAS, F., 2004. Tratado de Botânica. Editorial Marin, Barcelona.

Código

0105834

ECTS

6

Aulas

  • Práticas e Laboratórios - 30 horas
  • Teóricas - 30 horas
  • Teórico-Práticas - 15 horas

Método de Avaliação

  • Componente prática: 25%
  • Componente teórica: 75%