Mamíferos Marinhos

« Voltar

Objetivos

Descrever as relações filogenéticas dos mamíferos marinhos.

Explicar as principais adaptações à vida aquática.

Relacionar os principais tipos de comportamento social com os condicionantes ecológicos e evolutivos.

Analisar criticamente argumentos polémicos.

Pesquisar um dado aspeto da biologia/ecologia dos mamíferos marinhos a um nível avançado de investigação, e saber comunicá-lo a públicos variados.

Dar exemplos do modo como os cetáceos marcaram e marcam a história, a economia, e o ambiente.

Atualizar os seus conhecimentos sobre assuntos relacionados com os mamíferos marinhos nas áreas da evolução e diversidade, da biologia e ecologia e da conservação.

Programa

Diversidade e evolução: Ordens e famílias de mamíferos marinhos atuais- características e distribuição; A evolução dos mamíferos marinhos.

Adaptações à vida aquática: Locomoção; Mergulho; Termoregulação; Osmoregulação; Comunicação e ecolocalização.

Exploração e conservação dos mamíferos marinhos.

Métodos de ensino

Toda a informação necessária é disponibilizada através do moodle. Solicita-se ao estudante que leia previamente o texto de apoio para a aula teórica. Esta decorre de modo interativo, acompanhada por ilustrações e vídeos. As atividades práticas reforçam a componente teórica e estão orientadas para o desenvolvimento de competências com relevância profissional na área. O docente está disponível para qualquer esclarecimento e através de um fórum específico no moodle.

Preparação antecipada das aulas teóricas e práticas através da leitura dos textos disponibilizados. Discussões na sala de aula, trabalho de laboratório (dissecções , organização de material biológico, foto identificação), saídas de campo (fotografias e observações a partir de plataformas dedicadas e de oportunidade; observações em vigias ). Elaboração de um artigo de análise.

Bibliografia

Berta, Sumich & Kovacs, 2006. Marine Mammals: Evolutionary Biology. Academic Press.

Código

0101546

ECTS

6

Aulas

  • Teórico-Práticas - 60 horas

Método de Avaliação

  • 1 artigo de análise : 50%
  • 1.ª Frequência: 25%
  • 2.ª Frequência: 25%