Métodos de Investigação em Ciências Humanas e Sociais

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Objetivos

1. Capacitar as alunas e os alunos com as ferramentas necessárias ao estudo de determinados fenómenos sociais e políticos, com rigor metodológico, relativamente à sua análise, compreensão e apresentação;
2. Conhecer as principais etapas do processo de investigação;
3. Identificar e comparar as principais abordagens metodológicas;
4. Identificar as escolhas metodológicas e as suas implicações;
5. Desenvolver e demonstrar competências de reflexão, comunicação, argumentação e debate;
6. Utilizar fontes de informação especializadas;
7. Conhecer as principais técnicas de recolha de dados;
8. Ser capaz de efetuar trabalhos científicos.

Programa

1. Questões fundamentais em investigação social
1.2. Orientações gerais de pesquisa
1.3. Pergunta de partida
1.4. Desenho de pesquisa
1.5. Ética de pesquisa

2. O projeto de investigação: definição, exploração, delimitação da problemática, modelos de análise, variáveis, hipóteses.

3. Métodos e técnicas de investigação qualitativos, quantitativos e mistos.
3.1. Análise da informação

4. As Fontes de Informação: tipologia; pesquisa e crítica de fontes; normas deontológicas e de citação e referência bibliográfica.

5. Os trabalhos académicos: tipos; normas de escrita, estrutura e apresentação; o artigo, a recensão.

Métodos de ensino

As atividades letivas da unidade curricular estão organizadas em três registos: aulas teóricas, de exposição de conteúdos, conceitos, argumentos e teorias; teórico-práticas, de questionamento, análise, exploração e comentário de textos e dos respetivos conteúdos nucleares, e tutorias de acompanhamento e de orientação do trabalho, individual e de grupo, dos estudantes. Metodologia interativa, centrada nos alunos. De forma mais específica, será privilegiado o método interrogativo de ensino: os estudantes serão frequentemente confrontados com questões cujas respostas requerem o desenvolvimento de competências de consulta de documentação relevante, produção de argumentação fundamentada e debate de ideias em pequeno e grande grupo. Construção de esquemas explicativos das problemáticas abordadas.

Bibliografia

BECKER, Howard S. (2007). Writing for Social Scientists: How to Start and Finish your Thesis, Book, or Article, 2th edition. Chicago: The University of Chicago Press.

BECKER, Howard S. (2008) — Segredos e truques da pesquisa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor.

BRYMAN, Alan e BELL, Edward. (2019). Social Research Methods, 5th Canadian edition. Oxford: Oxford University Press.

Della Porta, Donatella and Keating Michael (eds). (2008). Approaches and Methodologies in the Social Sciences. Cambridge: Cambridge University Press.

ECO, Umberto. (2007[1997]). Como se faz uma tese em ciências humanas, 13ª edição. Tradução de Ana Falcão Bastos e Luís Leitão. Lisboa: Editorial Presença.

Hammersley, Martin. (2011). Methodology: Who Needs it?, London: Sage Publications.

March, David and Stoker, Gerry (eds). (2010). Theory and Methods in Political Science. New York: Palgrave Macmillan.

Sampieri, Roberto H., Collado, Carlos F. e Lucio, Pilar B. (2014). Metodologia de pesquisa, 6ª ed. São Paulo: Mc Graw-Hill.

SANTOS, Boaventura S. (1988). Um discurso sobre as ciências, 15ªed. Porto: Edições Afrontamento.

Van Campenhoudt, Luc, Marquet, Jacques e Quivy, Raymond, (2019). Manual de Investigação em Ciências Sociais. Tradução de Isabel Lopes. Lisboa: Gradiva. (2017. Manuel de recherche en sciences sociales, 5ª édition. Dunod: Malakoff)

Código

0103181

ECTS

6

Aulas

  • Teóricas - 30 horas
  • Teórico-Práticas - 30 horas

Método de Avaliação

  • Apresentação do trabalho de grupo: 20%
  • Assiduidade e Participação: 20%
  • Frequência: 40%
  • Trabalho de Grupo: projeto de investigação: 20%