1. Capacitar as alunas e os alunos com as ferramentas necessárias ao estudo de determinados fenómenos sociais e políticos, com rigor metodológico, relativamente à sua análise, compreensão e apresentação;
2. Conhecer as principais etapas do processo de investigação;
3. Identificar e comparar as principais abordagens metodológicas;
4. Identificar as escolhas metodológicas e as suas implicações;
5. Desenvolver e demonstrar competências de reflexão, comunicação, argumentação e debate;
6. Utilizar fontes de informação especializadas;
7. Conhecer as principais técnicas de recolha de dados;
8. Ser capaz de efetuar trabalhos científicos.
1. Questões fundamentais em investigação social
1.2. Orientações gerais de pesquisa
1.3. Pergunta de partida
1.4. Desenho de pesquisa
1.5. Ética de pesquisa
2. O projeto de investigação: definição, exploração, delimitação da problemática, modelos de análise, variáveis, hipóteses.
3. Métodos e técnicas de investigação qualitativos, quantitativos e mistos.
3.1. Análise da informação
4. As Fontes de Informação: tipologia; pesquisa e crítica de fontes; normas deontológicas e de citação e referência bibliográfica.
5. Os trabalhos académicos: tipos; normas de escrita, estrutura e apresentação; o artigo, a recensão.
As atividades letivas da unidade curricular estão organizadas em três registos: aulas teóricas, de exposição de conteúdos, conceitos, argumentos e teorias; teórico-práticas, de questionamento, análise, exploração e comentário de textos e dos respetivos conteúdos nucleares, e tutorias de acompanhamento e de orientação do trabalho, individual e de grupo, dos estudantes. Metodologia interativa, centrada nos alunos. De forma mais específica, será privilegiado o método interrogativo de ensino: os estudantes serão frequentemente confrontados com questões cujas respostas requerem o desenvolvimento de competências de consulta de documentação relevante, produção de argumentação fundamentada e debate de ideias em pequeno e grande grupo. Construção de esquemas explicativos das problemáticas abordadas.
BECKER, Howard S. (2007). Writing for Social Scientists: How to Start and Finish your Thesis, Book, or Article, 2th edition. Chicago: The University of Chicago Press.
BECKER, Howard S. (2008) — Segredos e truques da pesquisa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor.
BRYMAN, Alan e BELL, Edward. (2019). Social Research Methods, 5th Canadian edition. Oxford: Oxford University Press.
Della Porta, Donatella and Keating Michael (eds). (2008). Approaches and Methodologies in the Social Sciences. Cambridge: Cambridge University Press.
ECO, Umberto. (2007[1997]). Como se faz uma tese em ciências humanas, 13ª edição. Tradução de Ana Falcão Bastos e Luís Leitão. Lisboa: Editorial Presença.
Hammersley, Martin. (2011). Methodology: Who Needs it?, London: Sage Publications.
March, David and Stoker, Gerry (eds). (2010). Theory and Methods in Political Science. New York: Palgrave Macmillan.
Sampieri, Roberto H., Collado, Carlos F. e Lucio, Pilar B. (2014). Metodologia de pesquisa, 6ª ed. São Paulo: Mc Graw-Hill.
SANTOS, Boaventura S. (1988). Um discurso sobre as ciências, 15ªed. Porto: Edições Afrontamento.
Van Campenhoudt, Luc, Marquet, Jacques e Quivy, Raymond, (2019). Manual de Investigação em Ciências Sociais. Tradução de Isabel Lopes. Lisboa: Gradiva. (2017. Manuel de recherche en sciences sociales, 5ª édition. Dunod: Malakoff)
0103181
6