Pretende-se que os alunos adquiram: compreensão do desenvolvimento do conceito de “evolução” através dos tempos, de modo a entender os antecedentes da proposta darwiniana; identificação dos fundamentos da teoria da evolução darwiniana e da atualidade da sua aplicação; discernimento na análise das extrapolações sociais da realidade evolutiva.
Pretende-se que os alunos desenvolvam: capacidade integrativa, ligando os percursos das várias ciências ao seu papel no surgimento da ideia de evolução; capacidade crítica, analisando a obra de Darwin e comentando o perfil do autor e as ideias por ele expressas.
Introdução – A questão da origem: do mito à ciência
EVOLUÇÃO – Até Darwin. De Platão ao Renascimento
Uma história para a terra
O caminho para a evolução
Darwin
A viagem do Beagle
“Sobre a Origem das Espécies” – One long argument...
O “Historical Sketch” da 3ª edição
A “Introdução”
A estrutura do livro – Capítulos I-IV
A estrutura do livro – Capítulos V-VII
A estrutura do livro – Capítulos VIII-XI
A estrutura do livro – Capítulos XII-XV
Descendência com modificação + Seleção Natural
A clivagem subsequente: Geneticistas vs naturalistas (até fins do século XIX)
A clivagem subsequente: Geneticistas vs naturalistas (primeiro quartel do século XX)
A Síntese (1930-1940) e o Neo-Darwinismo
Punctualismo vs. gradualismo
Evolução hoje – o refinamento da teoria
Evolução hoje – o refinamento das metodologias
Darwin e a Sociedade – criacionismo vs evolucionismo: a origem do conflito
Darwin e a Sociedade – criacionismo vs evolucionismo: a institucionalização do conflito
A componente teórica será apresentada preferencialmente por método expositivo; a componente teórico-prática incluirá a análise de textos, nomeadamente de “On the Origin of Species”.
Young, D., 1992. The discovery of Evolution. Natural History Museum, London.
Ridley, M. (ed.), 1997. Evolution. Oxford University Press, Oxford
Darwin, C., 1856. On the Origin of Species. Mentor edition (1958), New American Library, N.Y. - http://darwinonline. org.uk/
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