Marketing de Serviços

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Objetivos

1) Promover o conhecimento e compreensão dos conceitos teóricos e práticos de marketing de serviços, em especial aqueles que derivam das diferenças entre os produtos tangíveis e os serviços;
2) Dotar os alunos das competências necessárias para a análise das especificidades do marketing de serviços;
3) Estimular o desenvolvimento da consciencialização para as várias estratégias de marketing de serviços;
4) Promover o reconhecimento do comportamento do consumidor como determinante para a economia dos serviços;
5) Desenvolver a capacidade de tomada de decisão estratégica e operacional para empresas de serviços.

Programa

1. Conceitos fundamentais de marketing de serviços
2. Oferta de serviços
3. Processo de compra e comportamento dos consumidores
4. Marketing mix de serviços

Métodos de ensino

Para se alcançarem os objetivos da cadeira é empregue uma combinação de vários elementos: exposição de conteúdos, apresentação de vídeos, discussão de casos de estudo, projetos em grupo e trabalhos escritos. A ênfase colocada nesta combinação de atividades tem como objetivo a compreensão e aplicação dos conceitos apresentados.

Bibliografia

Lovelock, C. e Wirtz, J. (2011). Services Marketing, 7ª Ed., Prentice-Hall.

Curtis, T. (2008). Marketing for Engineers, Scientists and Technologists, 1ª Ed., Wiley.

Palmer, A. (2005). Principles of Service Marketing, 4ª Ed., McGraw Hill.

Grönroos, C. (2006). Service management and marketing: customer management in service competition, 3ª Ed., John Wiley & Sons, Ltd.

Hoffman, K. e Beteson, J. (2006). Services Marketing Concepts, Strategies, & Cases, 3ª Ed., Thompson.

Código

0201043

ECTS

7.5

Aulas

  • Teóricas - 30 horas
  • Teórico-Práticas - 30 horas

Método de Avaliação

  • Frequência: 60%
  • Projeto em grupo: 40%