Gestão de Produtos Turísticos

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Objetivos

Os objetivos principais são:

1. Avaliar as principais tendências de evolução da procura turística desde início do séc. XXI e compreender o significado do turismo de interesses especiais como elemento de diferenciação da oferta dos destinos;

2. Analisar os impactes positivos e negativos do turismo de interesses especiais nas comunidades locais e nos destinos turísticos;

3. Argumentar estratégias de conceção e desenvolvimento de produtos turísticos;

4. Discutir abordagens e instrumentos para a gestão dos visitantes e para a monitorização e avaliação dos seus impactes;

5. Identificar os aspetos críticos da conceção e gestão dos produtos turísticos, em especial por pequenas e médias empresas (PMEs);

6. Compreender a estruturação e o desenvolvimento de produtos turísticos de modo a competir com sustentabilidade nos mercados-alvo;

7. Apreciar e discutir casos aplicados.

Programa

I Parte – O Significado do Turismo de Interesses Especiais

Definição

Principais tendências da procura turística

Principais desafios para a economia do visitante

II Parte – Implementação prática: Avaliação de impactes potenciais dos diferentes tipos de turismo

Impactes potenciais dos diferentes tipos de turismo de interesses especiais

Conceitos chave da implementação prática e da estruturação dos produtos turísticos

Instrumentos para a gestão dos impactes dos visitantes

III Parte – Empreendedorismo e turismo de interesses especiais

Abordagens de identificação e avaliação de oportunidades para PMEs no turismo de interesses especiais

Estruturação e desenvolvimento de produtos turísticos e competitividade no mercado global

IV Parte – Turismo de interesses especiais: estudo de casos

Métodos de ensino

O método de ensino baseia-se na exposição dos conteúdos programáticos e na discussão de casos práticos. Utilizam-se diapositivos na exposição oral dos conteúdos e identificam-se e facultam-se referências bibliográficas de suporte ao acompanhamento do programa, bem como ao estudo de casos. Toda a informação relevante sobre a disciplina é disponibilizada online através da plataforma MOODLE. Está prevista a realização de um trabalho de grupo sobre as temáticas abordadas na disciplina que permite a aplicação dos conteúdos a um caso concreto.

Bibliografia

Ceballos-Lascurain, H.(1996) Tourism, Ecotourism and Protected Areas, Gland, Switzerland, IUCN, World Conservation Union

Douglas, N., Douglas, N. E Derret, R. (eds)(2001) Special Interest Tourism: Context and Cases, Queensland, Wiley

Gartner, W.C.(1996) Tourism Development: Principles, Processes, and Policies, NY, Van Nostrand Reinhold

Middleton, V.T.C., Fyall, A., Morgan, M. e Ranchhod, A.(2009). Marketing in Travel and Tourism (4th ed.). Oxford: Butterworth-Heinemann

Moutinho, L.(2000) Strategic Management in Tourism, Oxon, CAB International

OMT (1998b) Introducción al Turismo, Madrid, OMT

Ritchie, J.R.B. e G.I. Crouch(2003) The Competitive Destination: A Sustainable Tourism Perspective, Wallingford, CAB International

Swarbrooke, J.(2002) The Development and Management of Visitor Attractions. Oxford: Butterworth-Heinemann

Tinsley, R. e P. Lynch(2001) Small tourism business networks and destination development, International Journal of Hospitality Management, 20(4), 367-378

Código

0201042

ECTS

7.5

Aulas

  • Teóricas - 30 horas
  • Teórico-Práticas - 30 horas