Literatura para a Infância

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Objetivos

1) Explorar conceitos e formas de funcionamento do texto literário.
2) Desenvolver competências literárias.
3) Reflitir sobre a natureza da literatura infantil.
4) Avaliar a qualidade dos textos literários para crianças.
5) Selecionar textos adequados às diferentes fases etárias.
6) Aplicar estratégias de desenvolvimento de competências de leitura.
7) Reconhecer o papel da literatura no desenvolvimento integral das crianças e na sua compreensão do mundo.

Programa

1.O conceito de literatura. Delimitação do campo literário – problemas e indefinições. Modos e géneros literários. O funcionamento do texto literário. Funções da literatura.
2.Estatuto e natureza da literatura infantil. Revisão histórica do conceito da infância e da sua literatura. A literatura infantil e juvenil no sistema literário: integração e reconhecimento institucional; pragmática da comunicação literária.
3.O texto literário para crianças: particularidades da experiência infantil e sua projeção na literatura. Características
relevantes dos diferentes modos literários. Revisão crítica do conceito de adequação. Aspetos formais do livro para
crianças: diálogo entre texto verbal e icónico.
4.Literatura e formação: Competências e estratégias de leitura; valorização da literatura no desenvolvimento escolar, pessoal e humano; literatura e ideologia: literatura, sociedade e cultura: compreensão da diferença, conhecimento do multiculturalismo, valores ambientais e humanos 

Métodos de ensino

As aulas serão teórico-práticas, sendo que a apresentação dos conteúdos teóricos acompanhará o estudo dos textos para crianças. Os textos críticos e teóricos serão debatidos em conjunto (docente/alunos) e os textos literários serão analisados e comentados pelos alunos. Será ainda pedido aos alunos que realizem trabalho autónomo (orientado pela docente) de investigação, síntese, debate, análise/ comentário de textos, de forma a utilizarem, de forma crítica, os conhecimentos adquiridos.
Avaliação: Os alunos realizarão dois testes escritos de frequência, cuja média constituirá 80% da avaliação. A participação oral nas aulas e os trabalhos, além de integrarem a componente de avaliação formativa, terão uma ponderação de 20% na média final.

Bibliografia

CERRILLO, Pedro e GARCÍA PADRINO, Jaime (coord.), Literatura Infantil y Enseñanza de la Literatura. Cuenca: Ediciones de la Universidad de Castilla la Mancha, 1992.
(2001) COLOMER, TERESA, Ensinar a ler, Ensinar a Compreender. Lisboa: ASA. 2001
GOMES, José António, Da Nascente à Voz: Contributos para uma pedagogia da leitura. Lisboa: Editorial Caminho,
1996.
HUNT, Peter, An Introduction to Children’s Literature. Oxford/New York: Oxford University Press, 1994.
RAMOS, R. y A. Fernández Mosquera Literatura infantil y juvenil y diversidad cultural / literatura para a infancia e juventude e diversidade cultural. Estudos.02 Vigo-Braga: ANILIJ. / CIEC., Universidade do Minho. Published in CDRom.
RAMOS, A. e MOCIÑO, I. (ed.) Crítica e Investigación en Literatura Infantil Y Juvenil. ANILIJ. /CIEC (Universidade do Minho); Vigo-Braga.
SILVA, Madalena T Silva e MOCIÑO GONZÁLEZ, Literatura para a Infância e Juventude e educação Literária. Porto: Deriva, 2013.

Código

0105795

ECTS

6

Aulas

  • Orientação Tutorial - 6 horas
  • Teóricas - 15 horas
  • Teórico-Práticas - 45 horas

Método de Avaliação

  • Assiduidade e Participação: 20%
  • Mini Testes: 80%