Literatura para a Infância

« Voltar

Objetivos

1. Explorar conceitos e formas de funcionamento do texto literário.

2. Desenvolver competências literárias.

3. Refletir sobre a natureza da literatura infantil.

4. Avaliar a qualidade dos textos literários para crianças.

5. Selecionar textos adequados às diferentes fases etárias.

6. Aplicar estratégias de desenvolvimento de competências de leitura.

7. Reconhecer o papel da literatura no desenvolvimento integral das crianças e na sua compreensão do mundo.

Programa

1. O conceito de literatura. Delimitação do campo literário – problemas e indefinições. Modos e géneros literários. O funcionamento do texto literário. Funções da literatura.

2. Estatuto e natureza da literatura infantil. Revisão histórica do conceito da infância e da sua literatura. A literatura infantil e juvenil no sistema literário: integração e reconhecimento institucional; pragmática da comunicação literária.

3.O texto literário para crianças: particularidades da experiência infantil e sua projeção na literatura. Características relevantes dos diferentes modos literários. Revisão crítica do conceito de adequação. Aspetos formais do livro para crianças: diálogo entre texto verbal e icónico.

4.Literatura e formação: Competências e estratégias de leitura; valorização da literatura no desenvolvimento escolar, pessoal e humano; literatura e ideologia: literatura, sociedade e cultura: compreensão da diferença, conhecimento do multiculturalismo, valores ambientais e humanos.

Métodos de ensino

As aulas serão teórico-práticas, sendo que a apresentação dos conteúdos teóricos acompanhará o estudo dos textos para crianças. Os textos críticos e teóricos serão debatidos em conjunto (docente/alunos) e os textos literários serão analisados e comentados pelos alunos. Será ainda pedido aos alunos que realizem trabalho autónomo (orientado pela docente) de investigação, síntese, debate, análise/ comentário de textos, de forma a utilizarem, de forma crítica, os conhecimentos adquiridos.

Bibliografia

CERRILLO, Pedro e GARCÍA PADRINO, Jaime (coord.), Literatura Infantil y Enseñanza de la Literatura. Cuenca: Ediciones de la Universidad de Castilla la Mancha, 1992.

COLOMER, TERESA, Ensinar a ler, Ensinar a Compreender. Lisboa: ASA. 2001

GOMES, José António, Da Nascente à Voz: Contributos para uma pedagogia da leitura. Lisboa: Editorial Caminho, 1996.

HUNT, Peter, An Introduction to Children’s Literature. Oxford/New York: Oxford University Press, 1994.

RAMOS, R. y A. Fernández Mosquera Literatura infantil y juvenil y diversidad cultural / literatura para a infancia e juventude e diversidade cultural. Estudos.02 Vigo-Braga: ANILIJ. / CIEC., Universidade do Minho. Published in CDRom.

RAMOS, A. e MOCIÑO, I. (ed.) Crítica e Investigación en Literatura Infantil Y Juvenil. ANILIJ. /CIEC (Universidade do Minho); Vigo-Braga.

SILVA, Madalena T Silva e MOCIÑO GONZÁLEZ, Literatura para a Infância e Juventude e educação Literária. Porto: Deriva, 2013.

Código

0105795

ECTS

6

Aulas

  • Orientação Tutorial - 18 horas
  • Teórico-Práticas - 60 horas

Método de Avaliação

  • 1.ª Frequência: 40%
  • 2.ª Frequência: 40%
  • Assiduidade e Participação: 20%