Animação Educativa e Atividade Física e Desportiva

« Voltar

Objetivos

• Conhecer as várias vertentes de animação educativa que contribuem para a melhoria de qualidade de vida da população infanto-juvenil.
• Adquirir e mobilizar conceitos e teorias sobre a Atividade Física e Desportiva (AFD).
• Observar as rotinas de crianças e jovens e relacioná-las com as necessidades de prática de AFD para o seu desenvolvimento e aprendizagens da vida.
• Conhecer as AFD realizadas em diferentes contextos educativos e analisá-las em função das necessidades de uma educação global, ativa, inclusiva, positiva e solidária.
• Analisar os recursos locais (financeiros, natureza, humanos, instalações e equipamentos e organizações locais) adequados à prática da AFD nas suas várias vertentes: cultural, educação, competição, saúde, recreação e lazer.
• (Re)Pensar programas e práticas de animação educativa em AFD.
• Refletir as competências essenciais aos profissionais de animação – investigar, planear, intervir e avaliar nas várias áreas de prática de AFD.

Programa

Os conteúdos serão desenvolvidos em três blocos:
I – Fundamentos sobre a AFD. Análise de políticas, orientações e recomendações internacionais, nacionais e regionais acerca da educação e da AFD.
II - Apreciação de recursos essenciais à animação educativa em AFD. O caso da Região Autónoma dos Açores. Caracterização da população (infanto-juvenil) e avaliação de recursos existentes (instalações artificiais e em espaços da natureza; equipamentos e materiais). Apreciação crítica de pogramas de AFD dos Açores Os profissionais de animação educativa em de AFD – perfil e prioridades de formação.

III - Preparação de metodologias de intervenção – pesquisa, prescrição, controlo e avaliação de atividades numa variedade de contextos educativos ─ entre outros, indoor ou outdoor; festas temáticas; ocupação de férias e tempos livres; instituições educativas; associações recreativas, desportivas e de desporto adaptado. Análise e reflexão sobre métodos e técnicas de animação.

Métodos de ensino

Esta UC encontra-se organizada de forma a contemplar sessões de carácter informativo e sessões práticas baseadas na pesquisa, análise e discussão de legislação, artigos e filmes, sessões de observação, implementação e análise de práticas; e ainda, sessões de desenvolvimento de temas dinamizados pelos discentes.
Será privilegiado o trabalho de pesquisa e sempre que possível potenciar-se-á a troca de experiências e a cooperação entre os estudantes.

Os momentos de avaliação de conhecimento nesta disciplina são:

• Trabalhos efetuados ao longo das sessões práticas (50% NF)
• Trabalho de campo, a apresentar em Seminário (50% NF )

Bibliografia

Condessa, I., Pereira,B. & Carvalho, G. (2012). Atividade Física, Saúde e Lazer. Educar e Formar. ISBN: 978-972- 8952-22-8. Braga: CIEC-IE/UM e FCT.
Nascimento, J., Souza, E., Ramos, V. & Rocha, J. (2015). Educação Física e Esporte: convergindo para novos caminhos… Coleção Temas em Movimento. Volume 7. Florianópolis: UDESC.
Redmond, K., Foran, A. & Dwyer, S. (2010). Quality Lesson Plans for Outdoor Education. Champaign: Public. Human Kinetics Publishers.
Sánchez, P.T. (2001). Actividad Física, Condición Física y Salud. España: Wanceulen Editorial Desportiva, S.L.
Santos, R.; Moreira, P. & Mota, J. (2008). Carta da Condição Física dos Cidadãos da Região Autónoma dos Açores.
DRD, CIAFEL; FDUP – UP: Porto.
Souza, E., Nascimento, J., Azevedo, E.. & Pereira, B. (2015). Educação Física, Lazer e Saúde: interfaces ao desenvolvimento humano. Coleção Temas em Movimento. Volume 6. Florianópolis: UDESC
Standeven, J & Knop, P (1999). Sport tourism. Champaign: Human Kinetics Publishers.

Código

0201492

ECTS

6

Aulas

  • Orientação Tutorial - 15 horas
  • Teórico-Práticas - 30 horas

Método de Avaliação

  • Conforme Métodos de Ensino: 100%