Vulcanologia

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Objetivos

1. Conhecer os conceitos e os princípios básicos da Vulcanologia enquanto Ciência.

2. Compreender os processos geodinâmicos que presidem à ocorrência dos fenómenos vulcânicos.

3. Caracterizar os processos genéticos, de transporte e de deposição dos diferentes tipos de produtos vulcânicos.

4. Identificar as diferentes fases eruptivas passíveis de ocorrer durante uma erupção vulcânica.

5. Reconhecer as formas e as estruturas geológicas geradas no decorrer dos processos vulcânicos.

6. Entender a variabilidade, intensidade e magnitude dos sinais precursores de atividade vulcânica.

7. Perceber os princípios da monitorização multiparamétrica dos sistemas vulcânicos.

Programa

1. INTRODUÇÃO

1.1 A Vulcanologia como Ciência

1.2 Vulcanismo no Sistema Solar

1.3 Enquadramento do vulcanismo terrestre

2. MECANISMOS ERUPTIVOS

2.1 Propriedades físico-químicas dos magmas

2.2 Processos eruptivos

3. ESCOADAS LÁVICAS

3.1 Morfologia e estrutura interna.

3.2 Reologia e mecanismos de desenvolvimento

4. DEPÓSITOS PIROCLÁSTICOS

4.1 Vesiculação dos magmas

4.2 Métodos de classificação

4.3 Génese, transporte e deposição

5. FLUIDOS MAGMÁTICOS E HIDROTERMAIS

5.1 Águas termais

5.2 Fumarolas

5.3 Desgaseificação difusa

6. TIPOS DE ACTIVIDADE VULCÂNICA

6.1 Vulcanismo efusivo e explosivo

6.2 Fases magmáticas

6.3 Fases hidrovulcânicas

7. FORMAS E ESTRUTURAS VULCÂNICAS

7.1 Edifícios poligenéticos

7.2 Edifícios monogenéticos

8. MONITORIZAÇÃO SISMOVULCÂNICA

8.1 Sinais precursores

8.2 Técnicas geofísicas

8.3 Técnicas geodésicas

8.4 Técnicas geoquímicas

8.5 Técnicas petrográficas

Métodos de ensino

Aulas teóricas - Baseadas na apresentação de esquemas/fotografias ilustrativos dos objetos, conceitos e processos alvo de análise.

Aulas teórico-práticas - Observação e caracterização de amostras geológicas, visualização de filmes e análise de modelos computacionais.

Aulas de Campo - Excursões geológicas a sistemas vulcânicos ativos da ilha de S. Miguel.

A unidade curricular poderá ainda beneficiar da utilização da plataforma de gestão de aprendizagem disponível na Universidade dos Açores, assim se potenciando a realização de atividades assíncronas.

Bibliografia

CAS, R. e WRIGHT, J. (1987) - Volcanic successions. Modern and ancient. Chapman e Hall, Londres, 528p.

CHESTER, D. (1993) - Volcanoes and Society. Edward Arnold, Londres, 351 p.

FISHER, R. e SCHMINCKE, H.-U. (1984) - Pyroclastic rocks. Springer-Verlag, Berlin, 472 p.

FRANCIS, P. (1993) - Volcanoes: a planetary perspective. Oxford University Press, U.S, 443p.

MACDONALD, G. (1972) - Volcanoes. Ed. Prentice-Hall Inc., Englewood Cliffs, N.J., 510 p.

MCGUIRE, W.J., and KILBURN, C. (1995) – Volcanoes of the World. Thunder Bay Press, London, 144p.

MCGUIRE, W.J., KILBURN, C. and MURRAY, J. (1995) – Monitoring active volcanoes. UCL Press, 369-402.

SCARPA, R. and TILLING, R. (1990) - Monitoring and mitigation of volcano hazards. Springer, 719-769.

SIGURDSSON, H., HOUGHTON, B.F., MCNUTT, S.R., RYMER, H. and STIX, J. (2000) – Encyclopedia of Volcanoes, Academic Press, 1199-1214.

Código

0105688

ECTS

6

Aulas

  • Orientação Tutorial - 2 horas
  • Práticas e Laboratórios - 30 horas
  • Teóricas - 30 horas
  • Trabalho de Campo - 15 horas