Volcanology

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Objectives

1. Conhecer os conceitos e os princípios básicos da Vulcanologia enquanto Ciência.

2. Compreender os processos geodinâmicos que presidem à ocorrência dos fenómenos vulcânicos.

3. Caracterizar os processos genéticos, de transporte e de deposição dos diferentes tipos de produtos vulcânicos.

4. Identificar as diferentes fases eruptivas passíveis de ocorrer durante uma erupção vulcânica.

5. Reconhecer as formas e as estruturas geológicas geradas no decorrer dos processos vulcânicos.

6. Entender a variabilidade, intensidade e magnitude dos sinais precursores de atividade vulcânica.

7. Perceber os princípios da monitorização multiparamétrica dos sistemas vulcânicos.

Program

1. INTRODUÇÃO

1.1 A Vulcanologia como Ciência

1.2 Vulcanismo no Sistema Solar

1.3 Enquadramento do vulcanismo terrestre

2. MECANISMOS ERUPTIVOS

2.1 Propriedades físico-químicas dos magmas

2.2 Processos eruptivos

3. ESCOADAS LÁVICAS

3.1 Morfologia e estrutura interna.

3.2 Reologia e mecanismos de desenvolvimento

4. DEPÓSITOS PIROCLÁSTICOS

4.1 Vesiculação dos magmas

4.2 Métodos de classificação

4.3 Génese, transporte e deposição

5. FLUIDOS MAGMÁTICOS E HIDROTERMAIS

5.1 Águas termais

5.2 Fumarolas

5.3 Desgaseificação difusa

6. TIPOS DE ACTIVIDADE VULCÂNICA

6.1 Vulcanismo efusivo e explosivo

6.2 Fases magmáticas

6.3 Fases hidrovulcânicas

7. FORMAS E ESTRUTURAS VULCÂNICAS

7.1 Edifícios poligenéticos

7.2 Edifícios monogenéticos

8. MONITORIZAÇÃO SISMOVULCÂNICA

8.1 Sinais precursores

8.2 Técnicas geofísicas

8.3 Técnicas geodésicas

8.4 Técnicas geoquímicas

8.5 Técnicas petrográficas

Teaching Methodologies

Aulas teóricas - Baseadas na apresentação de esquemas/fotografias ilustrativos dos objetos, conceitos e processos alvo de análise.

Aulas teórico-práticas - Observação e caracterização de amostras geológicas, visualização de filmes e análise de modelos computacionais.

Aulas de Campo - Excursões geológicas a sistemas vulcânicos ativos da ilha de S. Miguel.

A unidade curricular poderá ainda beneficiar da utilização da plataforma de gestão de aprendizagem disponível na Universidade dos Açores, assim se potenciando a realização de atividades assíncronas.

Bibliography

CAS, R. e WRIGHT, J. (1987) - Volcanic successions. Modern and ancient. Chapman e Hall, Londres, 528p.

CHESTER, D. (1993) - Volcanoes and Society. Edward Arnold, Londres, 351 p.

FISHER, R. e SCHMINCKE, H.-U. (1984) - Pyroclastic rocks. Springer-Verlag, Berlin, 472 p.

FRANCIS, P. (1993) - Volcanoes: a planetary perspective. Oxford University Press, U.S, 443p.

MACDONALD, G. (1972) - Volcanoes. Ed. Prentice-Hall Inc., Englewood Cliffs, N.J., 510 p.

MCGUIRE, W.J., and KILBURN, C. (1995) – Volcanoes of the World. Thunder Bay Press, London, 144p.

MCGUIRE, W.J., KILBURN, C. and MURRAY, J. (1995) – Monitoring active volcanoes. UCL Press, 369-402.

SCARPA, R. and TILLING, R. (1990) - Monitoring and mitigation of volcano hazards. Springer, 719-769.

SIGURDSSON, H., HOUGHTON, B.F., MCNUTT, S.R., RYMER, H. and STIX, J. (2000) – Encyclopedia of Volcanoes, Academic Press, 1199-1214.

Code

0105688

ECTS Credits

6

Classes

  • Orientação Tutorial - 2 hours
  • Práticas e Laboratórios - 30 hours
  • Teóricas - 30 hours
  • Trabalho de Campo - 15 hours