Promover o desenvolvimento de competências para a aprendizagem de conceitos fundamentais do desenho de programas e da programação utilizando como suporte a programação por blocos com recurso a Scratch e AppInventor.
Desenho de programas com Scratch e App Inventor: ambiente de desenvolvimento, estrutura de um programa, tipos de dados, expressões, variáveis e estruturas de controlo, subprogramas, manipulação de objetos.
Documentação de suporte ao desenvolvimento: desenho e prototipagem, mockups e wireframing, fases do desenvolvimento.
Nas aulas teórico-práticas, com uma carga horária de 12 horas de contacto, é proporcionada a exposição dos conceitos, acompanhada por exemplos ilustrativos. Estes conceitos são trabalhados e consolidados nas aulas práticas, através da resolução problemas, proporcionando aos alunos a participação na construção das soluções, através da discussão de ideias e partilha de experiências, bem como o trabalho autónomo, mas supervisionado.
Forbellone, H. Eberspacher, Lógica de Programação - Construção de Algoritmos e Estruturas de Dados, 2ª edição, MAKRON Books, 2000
https://scratch.mit.edu
http://appinventor.mit.edu/
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