Desenho de Programas

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Objetivos

Promover o desenvolvimento de competências para a aprendizagem de conceitos fundamentais do desenho de programas e da programação utilizando como suporte a programação por blocos com recurso a Scratch e AppInventor.

Programa

1. Introdução ao desenho de programas com Scratch:

1.1.  Estrutura de um programa.

1.2.  Manipulação de informação (variáveis, constantes, tipos de dados e operadores).

1.3.  Estruturas de controlo de fluxo de dados (estruturas de seleção e repetição).

1.4.  Subprogramas.

1.5.  Manipulação de objetos.

2. Desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis com AppInventor:

2.1.  Conceito de Mobilidade

2.2.  Utilidade das aplicações móveis

2.3.  Instalação do AppInventor

2.4.  Ambiente de desenvolvimento

2.5.  Componentes

2.6.  Propriedades

2.7.  Eventos

Métodos de ensino

Informação disponível em breve.

Bibliografia

Bibliografia
Wolber D., Abelson H., Spertus E. & Looney L. (2011). App Inventor – Create Your Own Android Apps. USA: O’Reilly. McGrath, M. (2012). Building Android Apps in Easy Steps: Using App Inventor. United Kingdom: In Easy Steps Limited Hiperligações
http://scratch.mit.edu
http://scratched.media.mit.edu/resources/cartilha-scratch-day-ufes-scratch-primer

Código

0000310

ECTS

3

Aulas

  • Aplicação - 30 horas
  • Teórico-Práticas - 12 horas