Desenho de Programas

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Objetivos

Promover o desenvolvimento de competências para a aprendizagem de conceitos fundamentais do desenho de programas e da programação utilizando como suporte a programação por blocos com recurso a Scratch e AppInventor.

Programa

  1.  Introdução ao pensamento computacional: análise de problemas, formulação de algoritmos e respetiva escrita através de pseudocódigo.
  2. Desenho de programas com Scratch e App Inventor: ambiente de desenvolvimento, estrutura de um programa, tipos de dados, expressões, variáveis e estruturas de controlo, subprogramas, manipulação de objetos.

  3. Documentação de suporte ao desenvolvimento: desenho e prototipagem, mockups e wireframing, fases do desenvolvimento.

Métodos de ensino

Nas aulas teórico-práticas, com uma carga horária de 12 horas de contacto, é proporcionada a exposição dos conceitos, acompanhada por exemplos ilustrativos. Estes conceitos são trabalhados e consolidados nas aulas práticas, através da resolução problemas, proporcionando aos alunos a participação na construção das soluções, através da discussão de ideias e partilha de experiências, bem como o trabalho autónomo, mas supervisionado.

Bibliografia

Forbellone, H. Eberspacher, Lógica de Programação - Construção de Algoritmos e Estruturas de Dados, 2ª edição, MAKRON Books, 2000

https://scratch.mit.edu

http://appinventor.mit.edu/

 

 

Código

0000310

ECTS

3

Aulas

  • Aplicação - 30 horas
  • Teórico-Práticas - 12 horas