A principal finalidade da disciplina é proporcionar aos alunos a aquisição e/ou o desenvolvimento de conhecimentos e competências conducentes a um agir profissional de qualidade, ao nível do ensino experimental das ciências, na educação pré-escolar e no 1° Ciclo do Ensino Básico.
Para a consecução da finalidade enunciada, foram estabelecidos os seguintes objetivos de formação:
1. Adquirir e/ou aprofundar conhecimentos científicos.
2. Planificar atividades adequadas à educação Pré-Escolar e ao 1° Ciclo do ensino básico.
3. Executar atividades experimentais.
4. Compreender a importância das atividades experimentais no desenvolvimento da criança.
5. Perceber a importância da alfabetização científica e tecnológica na sociedade contemporânea.
1. A linguagem e os conteúdos na preparação de módulos de ensino de ciência [atividades relacionadas com os elementos básicos do Meio Físico (ar, água, rochas e solos), os seres vivos que nele vivem, o clima, o relevo e os astros, entre outros].
2. Atividades experimentais de investigação na educação pré-escolar e no 1° Ciclo do Ensino Básico – ensino experimental das ciências.
3. Atividades de laboratório.
4. Das ciências experimentais à literacia.
A metodologia de ensino e aprendizagem a seguir será numa perspetiva de resolução de atividades práticas. No entanto, podem delinear-se diferentes momentos, a saber:
1. Apresentação do(s) tema(s) da sessão, acompanhada do plano de atividades da mesma.
2. Exposição, por parte do docente, dos principais conceitos do tema a abordar. A participação dos formandos será, no entanto, sempre incentivada.
3. Realização de sessões de trabalho individual e/ou em grupo.
4. Apresentação, debate e reflexão sobre os conteúdos científicos inerentes às atividades experimentais.
Morreill, P. & Mitchell, T. (2004). Let's Go! lnvestigating temperature. USA: Vernier Software & Technology.
Sá, J. & Varela, P. (2007). Das ciências experimentais à literacia - uma proposta didáctica para o 1° ciclo. Porto: Porto Editora.
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