Ciências de Base Experimental

« Voltar

Objetivos

A principal finalidade da disciplina é proporcionar aos alunos a aquisição e/ou o desenvolvimento de conhecimentos e competências conducentes a um agir profissional de qualidade, ao nível do ensino experimental das ciências, na educação pré-escolar e no 1° Ciclo do Ensino Básico.

Para a consecução da finalidade enunciada, foram estabelecidos os seguintes objetivos de formação:

1. Adquirir e/ou aprofundar conhecimentos científicos.

2. Planificar atividades adequadas à educação Pré-Escolar e ao 1° Ciclo do ensino básico.

3. Executar atividades experimentais.

4. Compreender a importância das atividades experimentais no desenvolvimento da criança.

5. Perceber a importância da alfabetização científica e tecnológica na sociedade contemporânea.

Programa

1. A linguagem e os conteúdos na preparação de módulos de ensino de ciência [atividades relacionadas com os elementos básicos do Meio Físico (ar, água, rochas e solos), os seres vivos que nele vivem, o clima, o relevo e os astros, entre outros].

2. Atividades experimentais de investigação na educação pré-escolar e no 1° Ciclo do Ensino Básico – ensino experimental das ciências.

3. Atividades de laboratório.

4. Das ciências experimentais à literacia.

Métodos de ensino

A metodologia de ensino e aprendizagem a seguir será numa perspetiva de resolução de atividades práticas. No entanto, podem delinear-se diferentes momentos, a saber:

1. Apresentação do(s) tema(s) da sessão, acompanhada do plano de atividades da mesma.

2. Exposição, por parte do docente, dos principais conceitos do tema a abordar. A participação dos formandos será, no entanto, sempre incentivada.

3. Realização de sessões de trabalho individual e/ou em grupo.

4. Apresentação, debate e reflexão sobre os conteúdos científicos inerentes às atividades experimentais.

Bibliografia

Morreill, P. & Mitchell, T. (2004). Let's Go! lnvestigating temperature. USA: Vernier Software & Technology.

Sá, J. & Varela, P. (2007). Das ciências experimentais à literacia - uma proposta didáctica para o 1° ciclo. Porto: Porto Editora.

Código

0105748

ECTS

6

Aulas

  • Orientação Tutorial - 18 horas
  • Teórico-Práticas - 60 horas

Método de Avaliação

  • Trabalho individual: Desempenho, clareza e domínio dos conteúdos durante a apresentação dos trabalhos : 15%
  • Trabalhos de grupo: Actividades experimentais/relatórios (visitas aos centros de ciência + actividades laboratoriais): 85%