Temas Fundamentais da Filosofia

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Objetivos

No fim do semestre, os alunos deverão ser capazes de:

1. Identificar um argumento, a sua estrutura e eventuais pressuposições ocultas;

2. Aplicar as principais regras de inferência no domínio da lógica;

3. Avaliar a validade de argumentos dedutivos e a força de argumentos indutivos;

4. Identificar falácias formais e informais;

5. Avaliar criticamente os principais esquemas argumentativos usados no discurso quotidiano;

6. Avaliar, com base nas análises filosóficas do conhecimento, o fundamento de pretensões de conhecimento;

7. Aplicar os resultados da reflexão filosófica sobre a justificação epistémica em contextos práticos.

Programa

I PARTE – LÓGICA E PENSAMENTO CRÍTICO

1. Conceções da filosofia.

2. Lógica, lógica informal e pensamento crítico.

3. Noções de lógica aristotélica: o quadrado lógico de Aristóteles; a teoria das inferências imediatas; a silogística.

4. Noções de lógica simbólica: conectivos e tabelas de verdade; simbolização; a justificação de inferências.

5. A natureza do raciocínio causal e regras da indução (Mill).

6. Falácias formais e informais.

7. Esquemas argumentativos no discurso quotidiano.

8. O raciocínio crítico em ação: identificação, análise e avaliação de argumentos.

9. Pensamento crítico e filosofia para crianças.

II PARTE – TEORIA DO CONHECIMENTO

1. A análise do conhecimento.

2. Três marcos históricos da filosofia do conhecimento: Descartes, Hume e Kant.

3. Fontes do conhecimento: perceção, memória, razão e testemunho.

4. Teorias da justificação: fundacionalismo; coerentismo; contextualismo.

5. O problema do ceticismo.

6. O problema do conhecimento moral.

Métodos de ensino

Aulas teóricas complementadas por aulas teórico-práticas.

Discussão da matéria lecionada.

Análise crítica de textos e passagens argumentativas.

Resolução de problemas e exercícios.

Leitura dos textos de apoio às aulas teóricas.

Bibliografia

DESCARTES, R., Discurso do Método & As Paixões da Alma, Lisboa, Liv. Sá da Costa, 1984.

FORBES, G., Modern Logic, Oxford, Oxford University Press, 1984.

HUME, D., Investigação sobre o Entendimento Humano, Lisboa, Ed. 70, 1989.

LIPMAN, M., Thinking in Education, Cambridge, Cambridge University Press, 2003.

LIPMAN, M., A Descoberta de Aristóteles Maia, Lisboa, Sociedade Portuguesa de Filosofia/Centro Português de Filosofia para Crianças, 1994.

MOORE, B. e PARKER, R., Critical Thinking, London, McGraw-Hill, 2007.

MOSER, P., MULDER, D. e TROUT, J., The Theory of Knowledge, Oxford, Oxford University Press, 2001.

NOLT, J. e ROHATYN, D., Lógica, S. Paulo, McGraw-Hill, 1991.

O’BRIEN, D., Introdução à Teoria do Conhecimento, Lisboa, Gradiva, 2013.

THIRY, P., Noções de Lógica, Lisboa, Edições 70, 2010.

WALTON, D., Lógica Informal, S. Paulo, Martins Fontes, 1989.

WALTON, D., Reed, C. e Macagno, F., Argumentation Schemes, Cambridge, Cambridge University Press, 2008.

Código

0201473

ECTS

7.5

Aulas

  • Orientação Tutorial - 15 horas
  • Teóricas - 15 horas
  • Teórico-Práticas - 15 horas

Método de Avaliação

  • Trabalho individual: 50%
  • Trabalho individual: 50%