1. Compreender o sentido da didática das línguas e o seu lugar na formação de professores e educadores, discutindo criticamente diferentes abordagens ao ensino da língua materna/ de escolarização e suas implicações na construção de programas curriculares na área.
2. Analisar, de forma crítica, as orientações curriculares nacionais e regionais na área da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita no jardim-de-infância e do Português no 1.º ciclo do ensino básico.
3. Reconhecer a importância da aprendizagem das línguas maternas/de escolarização, nos seus diferentes domínios verbais (compreensão e expressão oral, leitura e escrita).
4. Analisar, de forma crítica, estratégias, manuais escolares e materiais didáticos de apoio à aprendizagem da língua na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico.
5. Aprofundar competências de pesquisa e análise de bibliografia científica com vista à implementação de um projeto de promoção da leitura em contexto real de ensino.
1. Introdução
1.1. Conceito de didática e a sua evolução.
1.2. Objetivos da didática das línguas.
1.3. O lugar da didática das línguas na formação de educadores de infância e professores do 1.º ciclo.
2. Políticas de ensino das LM/de escolarização
2.1. Objeto e objetivos.
2.2. Abordagens ao ensino das LM/de escolarização.
2.3. Orientações curriculares para a aprendizagem da língua na educação pré-escolar e no 1.º ciclo EB em Portugal.
3. O ensino e a aprendizagem do Português: os domínios da língua.
3.1. A transversalidade e transdisciplinaridade do ensino e aprendizagem da língua.
3.2. O desenvolvimento da consciência linguística e a aprendizagem da língua.
3.3. O desenvolvimento de competências comunicativas.
3.4. Organização e gestão do processo de ensino e aprendizagem da língua.
A UC combina sessões expositivas dialogadas com análise documental, observação, análise e discussão de práticas didáticas, apresentação oral e discussão de uma recensão crítica e sessões tutoriais com vista à clarificação de conteúdos e apoio à realização de tarefas, incluindo a conceção de atividades e recursos para as intervenções pedagógicas que ocorrem no âmbito da UC Iniciação à Prática Profissional no 1.º Ciclo do EB.
O moodle é usado para disponibilizar recursos pedagógicos das aulas e bibliografia, facilitando a interação entre os estudantes e com a docente.
Serão sempre tidas em conta as competências comunicativas orais e escritas dos estudantes.
Informação disponível em breve.
0105747
4