Valor e Sentido da Filosofia

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Objetivos

1. Identificar conceitos, temas e problemas de matriz filosófica.

2. Compreender a natureza da Ética, da Estética e da Filosofia Política enquanto disciplinas filosóficas.

3. Explicar alguns dos principais conceitos e perspetivas específicas da Ética, da Estética e da Filosofia Política

4. Fomentar o debate filosófico, desenvolvendo a capacidade argumentativa acerca de conceitos e de questões fundamentais nas três áreas filosóficas.

Programa

I ÉTICA

1. A Ética enquanto disciplina filosófica

2. Constituintes do processo ético: Deliberação, Ação, Consciência Moral, Intenção, Agente, Decisão, Princípios, Virtudes, Deveres, Valores, Dilemas

3. Conceitos fundamentais da ação: Ética, Moral, Deontologia, Éticas Aplicadas, Éticas Profissionais

4. Diferentes teorias éticas

5. Ética Animal e Ética Ambiental

II ESTÉTICA

1. Distinção entre objeto natural, objeto artístico e objeto estético. As diferentes categorias estéticas e teorias artísticas

2. A perceção estética e a afetividade

3. O Belo em Platão e em Aristóteles

4. O Belo em Kant e sua importância para a contemporaneidade

5. Criatividade e imaginação

III FILOSOFIA SOCIAL E POLÍTICA

1. A Filosofia Política como disciplina filosófica

2. Indivíduo, sociedade e comunidade. O âmbito do político. Formas do político no mundo ocidental

3. Política, necessidade e liberdade

4. Teorias da justiça e da democracia

5. Cidadania e direitos humanos

Métodos de ensino

As aulas terão uma natureza teórica, nos momentos em que se apresentarão temas e problemas filosóficos estruturantes de cada uma das disciplinas estudadas, bem como uma natureza prática, na ilustração com excertos de autores paradigmáticos.

Far-se-á uma articulação com o programa de Filosofia para Crianças, mormente com o currículo de M. Lipman e A. Sharp, tendo em conta a estruturação do mesmo em diversas áreas filosóficas.

Assim, em paralelo com os autores de referência de cada área filosófica, o módulo de Ética estudará o texto “Lisa” (em torno da construção do raciocínio ético), o módulo de Estética incidirá sobre o texto “Suki” (em torno da linguagem da Arte) e o módulo de Filosofia Política debruçar-se-á sobre o texto “Mark” (em torno de questões sociopolíticas).

Esta articulação será sobretudo operacionalizada na avaliação da disciplina, em que os alunos serão convidados a encontrar nos textos lipmanianos referidos os fundamentos filosóficos estudados na disciplina.

Bibliografia

BECKERT, C, Ética, Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, Lisboa, 2012

CORTINA, A, (dir.) 10 palabras clave en Ética, Editorial Verbo Divino, Navarra, 2008

CORTINA, A; NAVARRO, Emilio, Etica, Akal, Madrid, 2008

HOTTOIS, G; MISSA, J (coord.), Nova Enciclopédia da Bioética, Instituto Piaget, Lisboa, 2003

ARISTÓTELES, Poética, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, Clássicos de Filosofia, Lisboa, 1986

DUFRENNE, M., Estéthique et Philosophie, 3 vols., D’esthétique, Klincksieck, Lowain, 1967

KANT, I, Crítica da Faculdade do Juízo, INCM, Lisboa, 1992

PLATÃO, Íon, Editorial Inquérito, Lisboa, 1988

BOBBIO, N, Teoria geral da política. A filosofia política e as lições dos clássicos, Rio de Janeiro, Campus, 2000

RAPHAEL, D, Problems of Political Philosophy, New Jersey, Humanities Press, 1990

ROCHA, A E, “A Filosofia Política como representação e vontade”, in Homenagem a Lúcio Craveiro da Silva, Braga, UM, 1994

ROSAS, J C (Org.), Manual de Filosofia Política, Almedina, Coimbra, 2008

Código

0201471

ECTS

7.5

Aulas

  • Orientação Tutorial - 15 horas
  • Teóricas - 15 horas
  • Teórico-Práticas - 15 horas

Método de Avaliação

  • Assiduidade e Participação: 10%
  • Trabalho Individual (1.ª versão) : 45%
  • Trabalho Individual (2.ª versão) : 45%