Ética em Saúde

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Objetivos

Objetivos

Distinguir os modelos e teorias que fundamentam a decisão ética;

Descrever as etapas do processo de tomada de decisão ética;

Refletir sobre aspetos ético-deontológicos relacionados com o princípio e o fim da vida;

Refletir sobre implicações éticas nos transplantes de órgãos;

Discutir questões éticas relacionadas com a recusa de transfusões de sangue pelas testemunhas de Jeová;

Competências a Desenvolver

Demonstra estabelecer uma distinção entre Ética, Bioética, Ética em Saúde e Deontologia;

Demonstra conhecimento dos modelos e teorias éticas e das etapas do processo de tomada de decisão ética;

Demonstra capacidade de argumentar em questões éticas relacionadas com o princípio e com o fim da vida;

Debate, utilizando argumentos lógicos e fundamentados, as implicações éticas relacionadas com os transplantes de órgãos

Demonstra compreensão das questões éticas relacionadas com a recusa de transfusões sanguíneas pelas testemunhas de Jeová.

Programa

Ética, Bioética, Ética em Saúde, Ética em Enfermagem, Deontologia;

Modelos e teorias éticas;

Dilemas éticos e processo de tomada de decisão;

Direitos e deveres dos doentes;

Ética e multiculturalidade

Valores pessoais e profissionais na prática da enfermagem

Autonomia e responsabilidade

Compaixão e solidariedade

Fidelidade e veracidade

Ética e Sexualidade

Dilemas éticos no princípio da vida: contraceção e infertilidade; diagnóstico pré-natal; reprodução medicamente assistida.

Dilemas éticos ao longo da vida: marginalização do doente com SIDA, transplantes de órgãos, recusa de transfusões de sangue pelas testemunhas de Jeová.

Dilemas éticos no fim da vida: meios proporcionados e desproporcionados; tratamentos fúteis; transmissão de más notícias; testamento vital; eutanásia; distanásia ou obstinação terapêutica; cuidados paliativos.

Processo do luto.

Métodos de ensino

A unidade curricular consta de momentos de apresentação de conteúdos, mas também se adotam outros métodos mais dinâmicos e que exigem a participação do estudante, tais como leituras e reflexão, projeção de filmes relacionados com os temas abordados e debate sobre as questões éticas presentes, debate sobre situações da vida real e trabalhos de grupo, entre outros. Os estudantes realizam pesquisa, seleção e organização de informação relacionada com Ética em Saúde.

Também se recorre ao debate após consulta eletrónica ou bibliográfica de artigos sobre Ética em Saúde.

Bibliografia

Archer, Luís; Biscaia, Jorge e Osswald, Walter (coord). Bioética. Lisboa/São Paulo: Verbo, 1996.

Archer, Luís; Biscaia, Jorge; Osswald, Walter e Renaud, Michel (coord). Novos desafios à Bioética. Porto: Porto Editora, 2001.

Neves, Maria do Céu Patrão e Pacheco, Susana (coord.). Para uma ética da enfermagem: desafios. Coimbra: Gráfica de Coimbra, 2004.

Nunes, Rui e Melo, Helena (coord.). A ética e o direito no início da vida humana. Coimbra: G.C. – Gráfica de Coimbra, 2001.

Pacheco, Susana. Cuidar a pessoa em fase terminal: perspectiva ética. 2ª ed. Loures: Lusociência, 2004.

Associação Portuguesa de Bioética (APB): http://www.apbioetica.org/gca/index.php?id=143&idbloco=152

Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (CNECV): http://www.cnecv.gov.pt/cnecv/pt/

European Group on Ethics in Science and New Technologies: http://europa.eu.int/comm/european_group_ethics/index_en.htm

International Association of Bioethics: http://www.bioethics-international.org/

Código

0105845

ECTS

3

Aulas

  • Práticas e Laboratórios - 13 horas
  • Teóricas - 13 horas
  • Teórico-Práticas - 13 horas

Método de Avaliação

  • Apresentação oral em grupo de um tema relacionado com os conteúdos: 40%
  • Artigo de reflexão, realizado individualmente: 60%