Conservação de Espécies e Habitats

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Objetivos

Pretende-se que os alunos dominem os temas abordados mas também que desenvolvam espírito crítico, capacidade de integrar, discutir e comunicar conhecimento científico. Definiram-se como objetivos de aprendizagem:

1. Adquirir conhecimento e familiaridade com a terminologia, conceitos, processos e métodos de planeamento, gestão e conservação de espécies e habitats, incluindo técnicas de zonamento, aproximação ecossistémica e outras de gestão espacial.

2. Compreender e avaliar ameaças aos ecossistemas, biodiversidade e espécies, e a importância da conservação dentro e fora de áreas protegidas. Conhecer os objetivos e estratégias globais mais recentes para conservação de habitats e espécies.

3. Usar o enquadramento normativo para desenvolver estratégias de prevenção, mitigação e conservação na gestão de ecossistemas.

4. Desenvolver estratégias e métodos para a preservação da biodiversidade, espécies e ecossistemas, eg através de controle de pragas e translocações de plantas e animais.

Programa

1. Perspetiva histórica e metodologias.

2. Enquadramento normativo regional, nacional, europeu e internacional de conservação da biodiversidade, espécies e habitats.

3. Áreas protegidas e sua classificação, critérios de delimitação; redes e conectividade, áreas mínimas, populações mínimas viáveis.

4.Ferramentas de ordenamento do território: Planos de Ordenamento, Restrições de Utilidade Publica.

5. Ameaças à biodiversidade: modificações e perda de habitats, uso não sustentado de recursos, introdução e propagação de espécies e alterações climáticas. Status de conservação de espécies. Prioridades de gestão. Estratégias de minimização.

6. Aspetos socioeconómicos da conservação; envolvimento social e participação pública.

7. Métodos e estratégias recentes: “area based” e “community based”; “ecologically or biologically significant marine areas – EBSAS, e LMMA “locally managed marine areas” e grandes ecossistemas marinhos LME (Large Marine Ecosystems) como unidades de conservação.

Métodos de ensino

As aulas são de natureza teórico-prática, beneficiando da discussão de documentos e de artigos sobre os tópicos lecionados, bem como da aplicação de métodos de avaliação da biodiversidade. Serão abordados estudos relativos à recuperação de espécies e habitats, incluindo exemplos de ecossistemas terrestres e marinhos. Serão analisadas as ferramentas existentes para a gestão das áreas protegidas e será efetuada uma saída de campo para conhecimento de um caso-estudo. A integração e aplicação dos conhecimentos adquiridos serão conseguidas através da realização de um trabalho sobre um tema, a definir no início da lecionação.

Bibliografia

Hastings, J., S. Thomas, V. Burgener, K. Gjerde, D. Laffoley, R. Salm, L. McCook, L. Pet-Soede, W. M. Eichbaum, M. Bottema, G. Hemley, J. Tanzer, C. Roberts, H. Govan, H. E. Fox 2012 Safeguarding the Blue Planet: Six strategies for accelerating ocean protection. Parks 18.1: 9-21.

Lindenmayer, D. and Burgman, M., 2005. Practical Conservation Biology CSIRO Publishing

Norse, E. A. & L. Crowder (Eds) 2005 Marine Conservation Biology: The Science of Maintaining the Sea's Biodiversity Island Press.

Mais material de apoio bibliográfico será fornecido ao longo do decorrer da disciplina.

Código

0201421

ECTS

6

Aulas

  • Teórico-Práticas - 45 horas