Pretende-se com esta unidade curricular que os estudantes sejam capazes de:
a) Mobilizar conhecimentos sobre teorias e modelos pedagógicos na discussão de práticas observadas nas escolas.
b) Analisar de forma crítica e reflexiva os documentos oficiais que orientam o currículo do 2.º CEB, discutindo possibilidades de apropriação contextual dos mesmos, pelos professores.
c) Conceber projetos de intervenção pedagógica, partindo da problematização de situações observadas, suscetíveis de serem estudadas no âmbito de processos de
investigação desenvolvidos ao longo do curso com envolvimento de várias UC, privilegiando princípios de integração curricular.
d) Intervir em escolas do 2.º CEB, identificando e fundamentando estratégias de intervenção assentes em princípios de integração curricular.
e) Avaliar a intervenção realizada, refletindo criticamente sobre o processo e sobre os resultados alcançados.
1. Teorias e modelos pedagógicos para o ensino básico.
2. O currículo do 2.º CEB: programas, metas curriculares, referencial curricular regional.
3. Currículo, diversidade e educação inclusiva no 2.º CEB.
4. Integração e relevância curricular: promoção de aprendizagens significativas.
5. A planificação de atividades educativas no 2.º CEB – princípios orientadores, organização, componentes fundamentais.
6. Organização e gestão de projetos integrados de intervenção pedagógica.
7. O papel do professor do 2.º CEB na planificação, organização, implementação e avaliação das atividades educativas.
Esta UC funcionará, de acordo com o “Regulamento da Componente de Iniciação à P.P. da LEB”, em momentos de observação de práticas de professores, em sessões de prática pedagógica nas instituições de acolhimento, algumas delas supervisionadas por docentes da UAc e em sessões na UAc. No quadro do modelo de formação adotado, as práticas observadas e realizadas pelos estudantes estão sujeitas à possibilidade de serem alvo de estudo sistemático, no âmbito de ciclos de investigação em pequena escala, realizados ao longo do curso em articulação com outras UCs, sob a liderança do coordenador do curso e dos docentes responsáveis pelas UCs mais diretamente focadas em questões de investigação.
Os estudantes serão agrupados em núcleos de 2, ficando o acompanhamento de cada núcleo a cargo de um docente da UAc, em articulação com professores acompanhantes nas instituições de acolhimento.
Informação disponível em breve.
0105757
4