Sociedades, Territórios e Ação Humana

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Objetivos

1) Compreender a disciplina de Sociedades, Território e Ação Humana na sua dimensão epistemológica, ética, inter e transdisciplinar;
2) Questionar o sentido da ação humana no(s) espaço(s), no tempo e nas sociedades;
3) Problematizar conceitos de Sociedades e Territórios
4) Reconhecer a sociedade como um elemento essencial e constitutivo do ser Humano;
5) Refletir sobre a evolução das sociedades humanas, suas dicotomias, suas atividades económicas e seus índices de desenvolvimento;
6) Identificar modos de agir na era daglobalização e do ciberespaço;
7) Analisar os fenómenos da globalização nas suas múltiplas dimensões, alcances e implicações, positivas e negativas, na vida das pessoas, dos povos e das nações;
8) Problematizar o papel da sociedade tecnológica e de informação,refletindo sobre as suas dimensões axiológicas e bioéticas;
9) Conhecer e discutir as metas do desenvolvimento sustentável no século XXI;
10) Refletir e problematizar o processo de globalização da sociedade do século XXI;
11) Analisar criticamente o Programa de Estudo do Meio do 1º Ciclo do Ensino Básico e integrá-lo no contexto da Educação Básica

Programa

1) Sociedades, Territórios e Ação Humana na Ciências da Educação: uma perspetiva interdisciplinar e uma atitude pedagógica.
2) Antropologia do lugar e ontologia do Agir: morfologia espacial e realidade sociocultural
2.1) Sentido (s) de Sociedades;
2.2. A natureza social o Homem/Pessoa;
2.3. A Sociedade na construção da Pessoa/Cidadão, Identidades e Culturas;
2.4. A Pessoa/Cidadão como um (re)constructor social: relação entre Sociedade, Educação e Cultura;
3) Territórios e globalização
3.1) Evolução das Sociedades Humanas;
3.2) Territórios e condicionantes da Ação Humana: realidades socioculturais, socioeconómicas, demografia e fluxos migratórios;
3.4) Sociedade global do século XXI;
3.3) Ação Humana na sociedade global do século XXI: implicações axiológicas, éticas e bioéticas.

4) A Sociedade Tecnológica e da Informação
4.1) O papel das tecnologias no desenvolvimento das sociedades;
4.2) Cidadania(s) e Ciber-cidadania;
4.3) A Ação Humana no mundo tecnológicos e da informação: questões axiológicas e multiculturais;

4.4) Sociedade tecnológica e Ciber-bullying;
5) Sociedade, Desenvolvimento e Sustentabilidade
5.1) Sentidos de Sustentabilidade;
5.2) Educação para o Desenvolvimento Sustentável;
5.3) Educação Ambiental;
5.4) Educação do Consumidor;

6) O Estudo do Meio no contexto da Sociedade, Território e Ação Humana

 

Métodos de ensino

As aulas terão um caráter teórico-prático e prático, visando a apresentação, a análise reflexiva e crítica e a discussão dos temas abordados pela disciplina. Assim, privilegiar-se-á um processo de desenvolvimento de competências e construção do conhecimento dos alunos apoiado na investigação de temas e problemas programáticos, suportados pela interação com o contexto geográfico e social. Deste modo, sempre que se justifique, serão analisados e discutidos situações, notícias e acontecimentos do mundo contemporâneo. Serão valoradas as vivências e experiências dos alunos como fontes epistémicas, numa perspetiva de auto-organização e/ou (re)construção intersubjetiva dos conhecimentos.

Bibliografia

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Código

0105756

ECTS

6

Aulas

  • Orientação Tutorial - 6 horas
  • Teóricas - 15 horas
  • Teórico-Práticas - 45 horas

Método de Avaliação

  • Frequência: 50%
  • Trabalho de investigação: 40%
  • trabalhos individuais de análise e reflexão de textos, situações/problemas: 10%