Sociedades, Territórios e Ação Humana

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Objetivos

1. Questionar o sentido da ação humana no(s) espaço(s), no tempo e nas sociedades

2. Problematizar conceitos de Sociedades e Territórios

3. Refletir sobre o processo de globalização da sociedade do século XXI

4. Identificar modos de agir na era da globalização e do ciberespaço

5. Analisar os fenómenos da globalização nas suas múltiplas dimensões, alcances e implicações, positivas e negativas, na vida das pessoas, dos povos e das nações

6. Identificar as metas de desenvolvimento para o Milénio.

7. Problematizar o papel da sociedade tecnológica e de informação.

8. Relacionar os vários planos de ação e intervenção: local, regional, nacional, europeu e mundial

9. Analisar criticamente o Programa de Estudo do Meio do 1º Ciclo do Ensino Básico e integrá-lo no contexto da Educação Básica

10. Desenvolver metodologias de trabalho e de investigação, numa perspetiva de educação ao longo da vida

Programa

1. Perspetiva integrada e transdisciplinar sobre Sociedade, Territórios e Ação Humana em ciências sociais

2. Antropologia do lugar e ontologia do Agir: morfologia espacial e realidade sociocultural; Condicionantes naturais, povoamento e implicações demográficas; Identidades e Culturas; Dialética entre território geográfico, território social e novas formas de agir: migração, trabalho e saber-ser.

3. Espaço geográfico, desenvolvimento e globalização; Evolução das sociedades; Sociedade tecnológica e global do século XXI; Metas de Desenvolvimento no Milénio; Desenvolvimento sustentável e crescimento económico: Declaração de Tóquio e Protocolo de Quioto

4. Questões axiológicas, éticas e bioéticas na sociedade dos finais do século XX e inícios doséculo XXI; Cidadão local versus cidadão do mundo: valores e multiculturalismo; Conhecimento, tecnociência e informação: dimensões éticas e bioéticas.

5. O Estudo do Meio nas suas diversas dimensões da ação humana.

Métodos de ensino

As aulas terão um caráter teórico-prático e prático, visando a apresentação, a análise reflexiva e crítica e a discussão dos temas abordados pela disciplina. Assim, privilegiar-se-á um processo de desenvolvimento de competências e construção do conhecimento dos alunos apoiado na investigação de temas e problemas programáticos, suportados pela interação com o contexto geográfico e social. Deste modo, sempre que se justifique, serão analisados e discutidos situações, notícias e acontecimentos do mundo contemporâneo. Serão valoradas as vivências e experiências dos alunos como fontes epistémicas, numa perspetiva de auto-organização e/ou (re)construção intersubjetiva dos conhecimentos.

Bibliografia

Denis (2011). A última Testemunha de Auschwitz. Lisboa: Portugal.

Godinho, Vitorino Magalhães (2011). Problematizar a Sociedade. Lisboa: Quetzal.

Giddens, A. (2000). O mundo na era da globalização. Lisboa: Editorial Presença.

Medeiros, E. O. (2011). Cuidar de la tierra: un desígnio de la educación. In, Martín, Javier San& Moratalla, Domingo

Tomás [Eds]. Perspectivas sobre la vida humana. Cuerpo, mente,género y persona. Madrid: Biblioteca Nueva.

Vários (2009). Podemos viver sem o outro? As possibilidades e os limites da interculturalidade.Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. Tinta-da- China.

Bauman, Z. (2010). A sociedade sitiada. Lisboa Instituto Piaget.

Diamond, J. (2013). O mundo até ontem. O que podemos aprender com as sociedades tradicionais. Lisboa: Temas e Debates.

Pereira, T., Reis, J., Serra, N., Tolda, J. (2010). Imigrantes em Portugal. Economia, Pessoas, Qualificações e Território. Coimbra: Edições Almedina.

Código

0105756

ECTS

6

Aulas

  • Orientação Tutorial - 18 horas
  • Teórico-Práticas - 60 horas

Método de Avaliação

  • Frequência: 60%
  • Trabalho de pares/de grupo: 40%