Os alunos devem ser capazes de:
1. Problematizar situações e vivências inerentes ao contexto de educação pré-escolar, nas variadas áreas curriculares;
2. Analisar estratégias de intervenção coerentes, significativas e contextualizadas, que permitam dar resposta a necessidades inerentes ao trabalho em contexto da educação pré-escolar;
3. Aprofundar conhecimentos científicos e competências adquiridas em cada uma das áreas curriculares da educação pré-escolar;
4. Analisar materiais e recursos pedagógicos, visando a conceção de novos recursos de apoio à prática educativa em contexto pré-escolar;
5. Organizar oficinas destinadas a promover aprendizagens em cada uma das áreas curriculares para a educação pré-escolar.
Os conteúdos a mobilizar serão todos aqueles que dizem respeito à organização e funcionamento dos processos de aprendizagem na Educação Pré-Escolar, em cada uma das áreas e domínios de conteúdo presentes nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, nomeadamente:
1, os fundamentos teórico-metodológicos de prática pedagógica em educação pré-escolar;
2. os contextos familiares, escolares e extraescolares na criação de ambientes favoráveis à educação pré-escolar;
3. a gestão de espaços, tempos e recursos humanos e materiais pedagógicos;
4. a intervenção pedagógica;
5. o papel do educador de infância na conceção, implementação e avaliação das aprendizagens;
6. os ambientes de aprendizagem enquanto elementos veiculadores de aprendizagens significativas.
Estes conteúdos serão abordados em função dos interesses e das necessidades formativas emergentes dos alunos, em cada uma das áreas.
A metodologia de ensino e aprendizagem a seguir terá como perspetiva a concretização de atividades práticas – Oficinas. No entanto, podem delinear-se diferentes momentos:
1. Exploração dos principais conceitos dos temas a abordar;
2. Realização de sessões de trabalho individual e/ou em grupo;
3. Apresentação, debate e reflexão sobre conteúdos científicos inerentes às áreas e domínios de conteúdo.
4. Vivência de situações, individualmente ou em grupo, onde os estudantes possam enriquecer as suas capacidades de organização de oficinas nas diferentes áreas e domínios.
A participação ativa, pertinente e sistemática dos formandos será incentivada.
Bigas, M. & Correig, M. (2001). Didáctica de la Lengua en la Educación Infantil. Madrid: Editorial Síntesis.
Cascalho, J.; Nogueira, R. & Teixeira, R. (2012). O jogo e o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático: explorações no jardim-de-infância. Jornal de Mathemática Elementar, 298, 5-12.
Condessa, I.; Pereira, B. & Carvalho, G. (2012). Atividade Física, Saúde e Lazer. Braga: UM-IEC/CIEC.
Dufour, B. & Maingain, A. (2008). Abordagens Didáticas da Interdisciplinaridade. Lisboa: Instituto Piaget.
Gassó, A. (2004). La Educación Infantil. Métodos, técnicas y organización. Barcelona: Ediciones CEAC.
Hayes, K. & Creange, R. (2001). Classroom Routines that really work for Prek and Kindergarten. USA: Scholastic.
Ministério da Educação (1997). Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Lisboa: Departamento de Educação Básica.
Sousa, A. (2003). Educação pela Arte e Artes na Educação. 1º, 2º, 3º Vol. Col. Horizontes Pedagógicos. Lisboa: Piaget.
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