Gestão, Promoção e Implementação de Projetos

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Objetivos

No final desta unidade curricular pretende-se que os alunos:

1. Tenham adquirido conhecimentos acerca da gestão das organizações e de projetos, de gestão por objetivos e de implementação de projetos;

2. Dominem o vocabulário e compreendam o contexto histórico associado à emergência das noções de Ambiente, Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável;

3. Possam delinear projetos, instrumentos e estratégias de intervenção ambiental adequadas a um conjunto de situações diferenciado.

Programa

Nos três módulos que compõem a unidade curricular são abordados diversas temáticas entre as quais:

1. No âmbito da Gestão das Organizações: Introdução à Gestão das Organizações; Decisão e Negociação; Motivação, Liderança e Comunicação; Planeamento Estratégico; Sistemas de Controlo e Sistemas de Contabilidade.

2. Já no âmbito da implementação e gestão de projetos abordam-se instrumentos de análise de gestão de projetos, entre os quais o Quadro lógico e o Método Q e onde se dão ferramentas e conhecimentos nos domínios de Avaliação de Projetos de Investimento, Planeamento de Projetos e Monitorização de Projetos.

3. No âmbito da Educação Ambiental, trabalham-se as noções de degradação e depleção ambiental; os novos valores ecológicos com apresentação do Novo Paradigma Ambiental; Introduzem-se alguns Modelos de comportamento pró-ambiental e de Modelos de Comunicação de Risco; Apresentam-se as noções de Marketing ambiental e da sua influência na mudança social.

Métodos de ensino

1. Aulas teóricas expositivas, com recurso a documentos vários.

2. Aulas teórico-práticas com análise crítica e debate de um conjunto selecionado de artigos científicos (ex. discussão de escalas de atitudes; NEP, modelos de gestão de projetos).

Bibliografia

Comissão Europeia. Manual da Análise de custos e benefícios dos projetos de investimento. Fundos estruturais - FEDER, Fundo de Coesão e ISPA, 2003.

Couto, J. Apontamentos do mestrado em Gestão e Conservação da Natureza. Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza. DEG, Universidade dos Açores.

Gabriel, R. (coord.). Abordagens do ambiente em contexto escolar. Cascais: Princípia Editora, 2012.

Johnson, E. & Mappin, M. Environmental education and advocacy. Cambridge: CUP, 2005.

Kay, R. Farm Management: planning, control and implementation, Mc-Graw-Hill, 1988.

Kollmuss, A. & Agyeman, J. Mind the gap: why do people act environmentally and what are the barriers to proenvironmental behavior? Environmental Education Research, 8(3): 239-260, 2002

Silva, E. & Gabriel, R. (coord) As atitudes face ao ambiente em regiões periféricas. Angra do Heroísmo: FCT e UAç 2007.

Sousa, A. Introdução à Gestão. Uma abordagem sistémica. Verbo 1998.

Teixeira, S. Gestão das Organizações. 2 ed Mc-Graw-Hill, 2005.

Código

0201477

ECTS

6

Aulas

  • Teórico-Práticas - 46 horas

Método de Avaliação

  • Frequência: 50%
  • Questões de Aula de resposta rápida: 20%
  • Trabalho Individual e/ou de Grupo: 30%