Sistemas de Informação

« Voltar

Objetivos

Pretende-se estudar o processo de desenvolvimento e a gestão de um Sistema de Informação, com incidência na sua modelação estrutural e comportamental, utilizando a notação UML (Unified Modeling Language).

Os alunos devem adquirir as seguintes competências: perceber a natureza da informação, a estrutura das organizações e o papel dos sistemas de informação nas organizações; conhecer o ciclo de vida do desenvolvimento de sistemas de informação (DSI); adaptar processos e metodologias e conhecer ferramentas para o DSI; redigir um documento de requisitos; modelar Sistemas de Informação, através de diagramas UML; conhecer as noções fundamentais da gestão de projetos no contexto dos processos de DSI, incluindo as técnicas e ferramentas de planeamento e de estimativas.

Programa

1. A organização, os sistemas de informação e a mudança organizacional;

2. Desenvolvimento de sistemas de informação: processos de desenvolvimento (Cascata, Prototipagem, V, Espiral, RAD, W), fases do processo de desenvolvimento (estudo de viabilidade, engenharia de requisitos, desenho, codificação, testes e implantação e manutenção), falhas no processo de desenvolvimento, métodos de desenvolvimento (SSADM, RUP) e a norma ISO 12270;

3. Modelação de sistemas de informação usando a notação UML: diagramas de casos de uso, classes, sequência, atividades, pacotes, componentes e instalação;

4. Gestão de projetos de sistemas de informação: noção e características de um projeto, critérios de sucesso de um projeto, níveis de responsabilidade de um projeto, área de conhecimento da gestão de projeto, modelo de gestão de projetos (iniciação, planeamento, execução, controlo, encerramento).

Métodos de ensino

Nas aulas teóricas é proporcionada a exposição dos conceitos acompanhada de exemplos. Estes conceitos são trabalhados nas aulas práticas, proporcionando aos alunos trabalharem de forma autónoma mas supervisionada. Grande parte destas aulas é dedicada à modelação de sistemas, utilizando a ferramenta “Astah”. A ferramenta “ProjetLibre” é utilizada nas aulas práticas dedicada ao planeamento de projetos SI, permitindo que os alunos trabalhem de forma autónoma e supervisionada.

A plataforma Moodle é utilizada, para disponibilizar conteúdos e para interagir com os alunos através de fóruns.

Bibliografia

Lamsweerde, A. van (2009). Requirements Engineering: From System Goals to UML Models to Software Specifications, Desktop Edition: John Wiley.

Lopes, F. C. et al (2009). Desenvolvimento de Sistemas de Informação, 2ª edição atualizada: FCA.

Miguel, A. (2010). Gestão de Projectos de Software, 4ª edição atualizada: FCA.

O’Neill, R. et al (2010). Exercícios de UML: FCA.

Silva, A., Videira, C. (2005). UML - Metodologias e Ferramentas CASE, 2ª Edição, Volume 1: Centro Altântico.

Valacich, J. & Schneider,C. Information Systems Today, Pearson, 2012

Código

0105905

ECTS

6

Aulas

  • Práticas e Laboratórios - 30 horas
  • Teóricas - 30 horas