Seminário de Orientação e Acompanhamento II (Projeto)

« Voltar

Objetivos

1. Analisar as situações de intervenção, de modo a proporcionar aos envolvidos nessas situações formas de funcionamento compatíveis com a realização pessoal e a melhoria das comunidades onde se inserem.

2. Explorar estratégias de intervenção facilitadoras da implicação dos atores na adoção de culturas valorizadoras do humano e dos ambientes onde se encontram, bem como dos seus processos de mudança.

3. Identificar procedimentos que permitam fazer prova da satisfação e da qualidade dos resultados obtidos pela concretização do projeto.

4. Sistematizar todas as informações recolhidas no âmbito do projeto de modo a se proceder ao seu balanço, em termos dos ganhos e dos constrangimentos havidos para os seus participantes, e a se realçar a investigação científica que o mesmo proporcionou.

Programa

1. Das disciplinas e interdisciplinaridade à integração do conhecimento e das questões pessoais e sociais.

2. Natureza das estratégias e modos de intervenção educativa e formativa

3. Métodos e instrumentos de avaliação de projetos

4. Procedimentos de tratamento estruturado de dados empíricos

Métodos de ensino

Esta é uma UC que surge na continuidade do trabalho desenvolvido em Seminário de Orientação e Acompanhamento I, mantendo-se a mesma lógica de trabalho, muito próxima da reflexão e estruturação das práticas havidas no terreno. Assim, prevê-se a realização de reflexões/debates e de seminários temáticos, centrados nos temas que estão a ser trabalhados ao nível da UC Projeto.

Bibliografia

Capucha, L. (2008). Planeamento e Avaliação de Projetos: Guião Prático. Lisboa: Direção-geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular.

Coll, C., Onrubia, J., & Mauri, T. (2008). Ayudar a aprender en contextos educativos: el ejercicio de la influencia educativa y el análisis de la enseñanza. Revista de Educación, 346, pp. 33-70.

Esteves, M. (2006). Análise de conteúdo. In J. A. Lima & J. A. Pacheco (Org.), Fazer investigação. Contributos para a elaboração de dissertações e teses. Porto: Porto Editora.

Freitas, Carlos V. (1997). Gestão e avaliação de projectos nas escolas. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional.

Código

0201475

ECTS

6

Aulas

  • Orientação Tutorial - 20 horas
  • Seminário - 25 horas

Método de Avaliação

  • Portefólio sobre as ações de intervenção educativa/formativa desenvolvidas ao nível do projeto: 50%
  • Relatório de investigação produzido no âmbito da intervenção: 50%