Pragmática da Comunicação

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Objetivos

1. Saber comunicar melhor e mais eficazmente em diferentes contextos.

2. Tomar consciência dos diferentes níveis de significado de um enunciado.

3. Estar ciente do quanto é possível realizar através da linguagem.

4. Entender que a comunicação se faz em grande parte pelo recurso a meios não verbais.

5. Compreender o modo como nas suas diferentes vertentes a comunicação se adaptou às novas tecnologias.

Programa

1. Introdução - apresentação de conceitos preliminares.

2. Princípios pragmáticos (o princípio Comunicativo, o Princípio Cooperativo, o Princípio de Cortesia e as estratégias de cortesia).

3. O significado semântico e o significado pragmático, o significado explícito e o implícito (as implicaturas e as pressuposições).

4. Os atos de fala.

5. A comunicação em situações de crise.

6. A comunicação mediada por computador.

7. A comunicação não verbal.

Métodos de ensino

A disciplina tem uma componente teórica e uma componente teórico-prática: a apresentação de conceitos e teorias novas é sempre seguida da realização em aula e em casa de exercícios diversos. 

Bibliografia

GREEN, Georgia. M., 1989, Pragmatics and natural language understanding. 2.ª ed., 1996, Hillsdale, NJ: Lawrence Erbaum Associates.

GRUNDY, Peter, 1995, Doing pragmatics. London: Edward Arnold.

HORN, Laurence e Gregory Ward (Eds.), 2004, The handbook of pragmatics. Oxford: Blackwell Publishers.

MEY, Jacob L., 1993, Pragmatics: an introduction. 2.ª ed., 2001, Oxford: Blackwell Publishers.

SMITH, Ronald D., 2002, Strategic planning for public relations. 3.ª ed., 2009, Nova Iorque: Routledge.

Código

0103059

ECTS

6

Aulas

  • Teóricas - 30 horas
  • Teórico-Práticas - 30 horas

Método de Avaliação

  • 1ª Frequência: 40%
  • 2ª Frequência: 40%
  • Assiduidade e intervenção oral formal nas aulas: 20%