Teoria e Prática do Debate Público

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Objetivos

No fim do semestre, os alunos deverão ser capazes de:

1. Avaliar a importância do debate público do ponto de vista da racionalidade prática ou dos processos de tomada de decisões;

2. Tomar uma posição bem fundamentada perante o problema do relativismo e da comunicação intercultural;

3. Reconhecer um argumento e a respetiva estrutura;

4. Distinguir entre argumentos corretos e falaciosos;

5. Defender de forma persuasiva uma causa, demonstrando um bom domínio dos diferentes esquemas argumentativos abordados ao longo do semestre.

Programa

I PARTE (TEORIA)

1. História e funções da opinião pública; obstáculos ao funcionamento da opinião pública na sociedade contemporânea.

2. Comunicação e racionalidade: a teoria da ação comunicativa de Habermas; a racionalidade comunicativa como racionalidade prática; o debate público como meio de justificação de decisões.

3. A dimensão retórica do debate público: o papel da persuasão retórica na tomada de decisões em condições de incerteza.

4. A ética da discussão pública.

5. Debate público e globalização: fundamentos e limites da comunicação intercultural.

6. Posições perante o conflito de perspetivas: universalismo, relativismo e contextualismo.

II PARTE (PRÁTICA)

1. Argumentos dedutivos.

2. Tipos de argumentos no discurso quotidiano.

3. Falácias formais e informais.

4. Implicaturas e máximas pragmáticas da conversação (Grice).

5. A produção do discurso argumentativo.

6. O raciocínio crítico em ação: identificação, análise e avaliação de argumentos.

Métodos de ensino

Aulas expositivas complementadas por aulas teórico-práticas orientadas para o aperfeiçoamento da capacidade argumentativa dos alunos.

Bibliografia

Buffon, B., La parole persuasive, Paris, PUF, 2002.

Copi, I e Burgess-Jackson, K., Informal Logic, Upper Saddle River, NJ., 1996.

Dauer, F., Critical Thinking, Oxford, Oxford Univ. Press, 1989.

Eemeren, F. et. al., Fundamentals of Argumentation Theory, L. Erlbaum, Mahwah, NJ, 1996.

Grice, P., Studies in the Way of Words, Cambridge, MA, Harvard Univ. Press, 1989.

Habermas, J., The Structural Transformation of The Public Sphere, Cambridge, Polity Press, 1989.

–––, The Theory of Communicative Action, 2 vols., Cambridge, Polity Press, 1984/1987.

–––, De l’éthique de la discussion, Paris, Cerf, 1992.

Herbst, S., et al, Public Opinion, Boulder, CO, Westview Press, 2004.

McKee, A., The Public Sphere: An Introduction, Cambridge, Cambridge U. P., 2004.

Perelman, C., Tratado da Argumentação, S. Paulo, Martins Fontes, 1996.

Thomson, A., Critical Reasoning, London, Routledge, 1996.

Walton, D., Informal Logic: A Handbook for Critical Argumentation, Cambridge, Cambridge U. P.1989.

Código

0103058

ECTS

6

Aulas

  • Teóricas - 30 horas
  • Teórico-Práticas - 30 horas

Método de Avaliação

  • Apresentação de um texto argumentativo: 25%
  • Frequência: 75%