História do Brasil

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Objetivos

1. Integrar a descoberta e a exploração do território brasileiro no processo de expansão e afirmação do Império português.
2. Explicar a importância da economia brasileira no contexto imperial português.
3. Reconhecer o Brasil colonial e imperial como uma sociedade esclavagista.
4. Relacionar o incremento do sentimento independentista, que despontou no século XVIII, com a presença da Corte portuguesa.
5. Justificar a queda do regime imperial.
6. Identificar o percurso político do Brasil: Colónia, Império e República.
7. Analisar as atividades económicas e a composição social do Brasil Império e República.
8. Explicar a instabilidade do regime republicano brasileiro.
9. Contrapor os períodos ditatoriais às épocas de matriz constitucional e democrática.
10. Domínio de vocabulário e de conceitos básicos.
11. Capacidade de problematização, de síntese e de análise de fontes e textos.

Programa

Tema I - O Período Colonial (1500 a 1822)

1. Administração e conjuntura
1.1. Da descoberta às primeiras explorações
1.2. O período das Capitanias e do Governo-Geral
1.3. Os reflexos da União Ibérica
1.4. A invasão holandesa e a Insurreição Pernambucana

2. Economia e sociedade
2.1. Do pau-brasil, ao açúcar e ao ouro
2.2. Uma sociedade esclavagista
2.3. Elites e classe média: a emergência dos descontentamentos
2.4. A Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana

3. Da Era Napoleónica ao Vintismo português
3.1. A vinda da Corte e suas consequências
3.2. A independência

Tema II - O Brasil Imperial (1822 a 1889)

1. O Primeiro Reinado e a continua instabilidade (da Confederação doEquador à Guerra da Província Cisplatina)

2. O período regencial: causas e consequências

3. O Segundo Reinado: afirmação e declínio do regime imperial

4. População, economia e sociedade do Brasil Imperial.
4.1. O fim da escravatura: da proibição do tráfico à abolição

Tema III - O Brasil republicano (1889 ao presente)

1. As atribulações do período da I República

2. A Revolução de 1930 e o início da Era Vargas
2.1. O Estado Novo (1937 a 1945) – vertente política e económica.

3. A República Nova (1945 a 1964)

4. A Ditadura Militar (1964 a 1985)

5. A Nova República: de Tancredo Neves a Dilma Rousseff

Métodos de ensino

A exposição e explanação dos conteúdos programáticos será conciliada com o esclarecimento de questões colocadas aos alunos ou levantadas por estes. Além do recurso ao powerpoint, quando necessário, serão solicitados trabalhos em grupo e leituras e análises de documentos e textos que possibilitarão momentos de reflexão e debate. Sempre que se considere pertinente, serão solicitadas aos alunos pequenas pesquisas bibliográficas sobre temas ou conteúdos previamente indicados.

Bibliografia

BENNASSAR, Bartolomé; MARIN, Richard (2000), História do Brasil, 1500-2000, Lisboa, Teorema.

BOTELHO, Ângela Vianna e REIS, Liana M. (2003), Dicionário Histórico do Brasil: Colónia e Império, Belo Horizonte, Autêntica.

COSTA, João Paulo Oliveira; RODRIGUES, José Damião; OLIVEIRA, Pedro Aires (2014), História da Expansão e do Império Português, Lisboa, A Esfera dos Livros.

DONATO, Hernâni (2000), Brasil: 5 séculos, S. Paulo, Academia Lusíada de Ciências, Letras e Artes.

FRACCARO, Laura Candian; AMANCIO, Kleber Antonio de Oliveira (2019), História do Brasil República I, Londrina : Editora e Distribuidora Educacional.

JOHNSON, Harold; SILVA, Maria Beatriz Nizza da; MAURO, Frédéric, Coord., (1986-1992), O Império Luso-Brasileiro, in SERRÃO, Joel e MARQUES, A. H. de Oliveira, Nova História da Expansão Portuguesa, 6,7 e 8, Lisboa, Editorial Estampa, 3 vols.

RUSSELL-WOOD, A. J. R. (2005), Escravos e Libertos no Brasil Colonial, Rio de Janeiro, Civilização Brasileira.

SILVA, Maria Beatriz Nizza da; WESTEPHALEN, Cecília M.; GRAF, Márcia (1991), História do Brasil: Colónia – Império – República, Porto, Universidade Portucalense, Departamento de Ciências Históricas.

Código

0103075

ECTS

6

Aulas

  • Teóricas - 30 horas
  • Teórico-Práticas - 30 horas

Método de Avaliação

  • 1.ª Frequência: 45%
  • 2.ª Frequência: 45%
  • Assiduidade, participação nos trabalhos de grupo e debate: 10%