Sociologia do Desenvolvimento

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Objetivos

Pretende-se que os discentes adquiram conhecimentos para reconhecer e poder analisar os grandes debates sobre modelos de desenvolvimento e, identificar e problematizar o desenvolvimento e a mudança social que têm perpassado a sociedade portuguesa.

Três objetivos interligados.

1. Identificar as principais teorias relativas ao desenvolvimento, com destaque para as descrições e explicações relativas à problemática do subdesenvolvimento;

2. Problematizar a questão da pobreza e da exclusão social como resultado e como causa do (sub)desenvolvimento e do modelo de desenvolvimento de um determinado país, associando estas questões com o papel fundamental do Estado enquanto motor de (sub)desenvolvimento;

3. Adquirir noções dos principais eixos de desenvolvimento e das principais mudanças sociais que atravessam a sociedade portuguesa nas últimas décadas, com destaque para a situação atual, referenciando, sempre que possível, os dados referentes à situação açoriana.

Programa

1. Do desenvolvimento

1.1. Globalização e Desenvolvimento

1.2. Teorias e condições de desenvolvimento

1.3. O papel central do Estado

2. Desenvolvimento da sociedade portuguesa e mudança social (com referência aos Açores)

2.1. De onde veio e para onde foi Portugal: principais indicadores estatísticos nacionais

2.2. Desigualdades e pobreza em Portugal

Métodos de ensino

São utilizados métodos centrados no professor, na medida em que são propostos aos alunos resumos das principais teorias do desenvolvimento e aspetos da situação sociodemográfica do mundo e de Portugal, mas também métodos centrados no aluno pois é solicitada a sua intervenção nas aulas e a discussão dos temas nos trabalhos práticos.

São, também, usados métodos audiovisuais auxiliares da aprendizagem, designadamente a projeção de diapositivos por meio do software PowerPoint.

Relativamente à intervenção dos alunos nas aulas, é pedido aos alunos que apresentem a sua opinião referente às várias partes da matéria e os alunos são questionados sobre esta e encorajados a colocarem dúvidas e apresentarem as suas opiniões.

São entregues aos alunos diversos textos de apoio, disponibilizados em PDF no Moodle.

Bibliografia

Barreto, António (dir.) (1996), A situação social em Portugal: 1960-1995, Lisboa, ICS/UNL.

Easterly, William (2002), The elusive quest for growth: economist’s adventures and misadventures in the tropics, Cambridge (M.), MIT Press.

Giddens, Anthony (1997), Sociologia, Lisboa, Gulbenkian.

Harford, Tim (2006), O Economista disfarçado, Lisboa, Presença.

Murteira, Mário (1990), Lições de Economia Política do Desenvolvimento, Lisboa, Presença.

Penouil, Marc (1979), Socio-économie du sous-développement, Paris, Dalloz.

Rodrigues, Carlos Alberto Farinha, (2007), Distribuição do rendimento, desigualdade e pobreza: Portugal nos anos 90, Coimbra, Almedina.

Sachs, Jeffrey (2006), O fim da pobreza: como consegui-lo na nossa geração, Cruz Quebrada, Casa das Letras.

Sorman, Guy (1988), A nova riqueza das nações, Lisboa, Difel.

Viegas, José Manuel Leite e Costa, António Firmino da (org.’s) (1998), Portugal, que Modernidade?, Lisboa, Celta.

Código

0102064

ECTS

6

Aulas

  • Teóricas - 30 horas
  • Teórico-Práticas - 30 horas

Método de Avaliação

  • 1ª Frequência: : 30%
  • 2ª Frequência:: 70%