1. Explicitar os princípios pedagógicos subjacentes à organização do trabalho com crianças, jovens e outro público de contextos diferenciados.
2.Caraterizar diversos contextos suscetíveis de intervenção numa perspetiva pedagógica (museu, biblioteca, instituições de acolhimento de pessoas com deficiências, pediatria de hospitais, etc.).
3. Saber orientar a intervenção com os diferentes públicos segundo princípios de respeito pelas minorias, de inclusão e de solidariedade.
4. Planificar formas de intervenção pedagógica possíveis, em negociação com os responsáveis, no/s espaço/s escolhido/s e partindo da problematização de situações observadas, em articulação com processos de investigação desenvolvidos ao longo do curso e com a implicação de várias unidades curriculares.
5. Participar em investigação sobre alguns dos diferentes contextos em análise, por forma a implicar-se na construção de conhecimento científico a partir de situações concretas.
Os conteúdos a desenvolver irão surgir dos próprios contextos em análise. Não obstante, uma estrutura de princípios e conceitos fundamentais será necessária à sua compreensão, dela devendo constar os seguintes pontos:
1. Contextualização social e histórica do espaço em análise.
2. Finalidades e objetivos sociais e educativos dos diversos contextos.
3. Princípios, valores e conceitos consensuais nas sociedades atuais como referenciais nos contextos de intervenção: solidariedade, respeito pelas minorias, participação, ação cívica.
4.Estrutura organizacional do espaço em questão.
5.Caraterização funcional dos diversos intervenientes.
6.Caraterização social e educativa do público utilizador.
7.Estratégias de intervenção com intencionalidade pedagógica em contextos não escolares.
8. Investigação sobre os diferentes contextos em estudo.
Esta UC funcionará, de acordo com o “Regulamento da Componente de Iniciação à Prática Profissional da LEB”, com momentos de transmissão de informação e reflexão em grande grupo , que terão lugar em sessões conduzidas na Universidade, e também momentos de observação de práticas e de intervenção em contexto nas instituições sendo alguns desses contextos objecto de uma reflexão mais sistematizada por via do desenvolvimento de processos de investigação em pequena escala. Esta UC centra-se na observação, análise, reflexão e intervenção. A produção dela resultante materializa-se na elaboração de reflexões escritas sobre as observações e intervenções nos variados contextos, e também na participação em debates presenciais e via Moodle. Também existe espaço para investigação, materializada num relatório a apresentar (50% corresponde a reflexões de observação e intervenção; 25% para a participação, frequência e qualidade dos debates e 25% para processos e resultados do trabalho desenvolvido).
Hohman, M e Posto, J (2004) Educação de bebés em infantários e primeiras aprendizagens. 2da. Edição. Fundação Calouste Gulbenkian
Laspina, Ana Julia (2011) Campo de la prática e ciudad educadora: Nuevos espacios para la formación docente.
Universidad Nacional de Mar del Plata
Portugal, Gabriela (1998) "Crianças, famílias e creches" Porto Editora
Portugal, Gabriela (1998) "Qualidade da creche e organização do espaço físico, materiais e equipamentos –
Cadernos de Educação de Infância Nº 48
Silva Franco Dantas, Maria Augusta da (2011). Cidade, Município e Educação: dinâmicas cuturais e educativas no
Município de Ponte de Lia na perspectiva de Cidade Educadora – Universidade do Minho
Silva, Sílvio Ricardo da, Bretas, Poliana e Drumond Porto Carreiro Caldas, Carolina (2012). Colônia de férias: Uma experiência de formação. Revista Kinesis Nº 2
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