Oceanografia Biológica

« Voltar

Objetivos

Esta disciplina pretende debruçar-se sobre conteúdos básicos de oceanografia incluindo alguns de oceanografia física, química, geológica para melhor compreender as relações entre os organismos e o meio em que se inserem.

O objetivo básico desta disciplina centra-se no entendimento dos processos oceanográficos e bio-oceanográficos da coluna de água e nas interfases atmosfera-oceano e água-sedimentos.

Resultados de aprendizagem:

Conhecer a estrutura biológica do oceano e a relação desta com a estrutura física do oceano e com os processos físicoquímicos que aí decorrem.

Conhecer os fatores ambientais e os processos que controlam a abundância e distribuição dos organismos oceânicos no tempo e no espaço em várias escalas.

Descrever as principais adaptações dos organismos aos fatores condicionantes da vida nos ambientes oceânicos;

Entender a organização e funcionamento dos componentes biológicos dos oceanos.

Conhecer metodologias e técnicas de estudo de ambientes e organismos oceânicos.

Programa

1. Introdução. Perspetivas histórica e atual.

2. O ambiente oceânico. A água do mar; salinidade, temperatura e densidade. Gases dissolvidos. PH. Propagação de som e luz. Aquisição de dados oceanográficos.

3. Interações atmosfera-oceano: Ventos, força de Coriolis e espiral de Ekman. Giros. Afloramentos. Circulação Termohalina. Regulação do CO2 atmosférico e alterações climáticas. El niño e a oscilação do Pacífico Sul (ENSO). Oscilação do Atlântico Norte (NAO).

4. O fundo oceânico. Relevo submarino. Batimetria. Génese e evolução das bacias oceânicas. Tectónica de placas. Crista Médio-Atlântica. Sedimentos: Génese, granulometria, química e distribuição. Biogeoquímica: P, S e CH4. Depósitos minerais e nódulos polimetálicos.

5. Produção Primária. Fitoplâncton: diversidade e ecologia.

6. Produção secundária e alça microbiana. Zooplâncton: Diversidade, herbivoria e migrações. Necton: Diversidade e Ecologia. Reciclagem de carbono e bomba biológica. Diversidade microbiana.

Métodos de ensino

A lecionação compreende uma componente teórico-prática onde se incluem aulas expositivas e outras mais iterativas na qual os discentes são incentivados a experimentar trabalho prático, quer em aulas de campo, laboratório ou aulas de cariz informático. A componente prática visa demonstrar metodologias e técnicas específicas e a facultar o contato com equipamentos utilizados na área da unidade curricular, bem como executar relatórios com vista à integração e a compreensão dos conceitos abordados e à sua utilização na discussão dos resultados observados. Algumas fichas de trabalho serão também facultadas os alunos com vista a promover a auto-aprendizagem e a consolidação de conceitos. Os trabalhos práticos visam estimular a curiosidade científica e competências universais como trabalho de equipa.

Bibliografia

Ingmanson, D. E. & W. J. Wallace, 1989. Oceanography. An introduction. pp: 87- 121. Waldsworth Publ. Company, Belmont.

Lalli, CM & TR Parsons 1997 Biological Oceanography, An Introduction, (Second

Edition), Elsevier Butterworth-Heinemann Publishing

Miller, CB 2004. Biological Oceanography, Wiley Blackwell Publishing

Pipkin, B., D. Gorsline & R. Casey 2001 Laboratory exercises in Oceanography W.H.Freeman 270pp

Trujillo, A. & H. Thurman, 2005. Essentials of Oceanography. 8th edition. 532p. Pearson Prentice Hall.

Código

0101533

ECTS

6

Aulas

  • Teórico-Práticas - 60 horas

Método de Avaliação

  • Fichas de trabalho: 20%
  • Frequência: 50%
  • Relatórios dos trabalhos práticos (realizados em grupo): 30%